Especialistas debatem Alimentação no Brasil e na França

Ligia e Jean Pierre, que irao falar sobre aspectos da alimentação no Brasil e na França em debate online.
Os palestrantes Ligia Amparo e Jean Pierre Poulain, que falarão sobre A Alimentação no Brasil e na França, em evento online.

O encontro discute aspectos sociais e culturais da alimentação nos dois paises e é promovido pela Aliança Francesa.

A relação que a brasileiros e franceses tem com a comida serão o tema central de um encontro virtual na próxima terça-feira (01), às 13h. O evento promovido pela Aliança Francesa, tem curadoria da francesa Verakis. A instituição, fundada há 13 anos, se propõe a disseminar informações sobre alimentos e alimentação, em diversos níveis. O debate terá som original em francês, mas um canal de tradução simultânea em português. Haverá também interpretação em Libras.

Para o debate, que pretende abordar questões sociais e culturais da alimentação nos dois países, foram convidados estudiosos no assunto. No Brasil estará a professora doutora Ligia Amparo, da Escola de Nutrição da UFBa e, na França, o sociólogo Jean Pierre Poulain, professor da Université de Toulouse Jean Jaurès. Ambos com estudos ligados a aspectos sociologicos e antropológicos da alimentação. A mediação será de Juliana Grazini, brasileira, radicada na França há 20 anos e diretora da Fundação Verakis.

“Desde o início da pandemia de Covid-19 temos visto o quanto a alimentação e os sistemas alimentares têm sido afetados. Neste encontro falaremos das diferenças da alimentação e do sistema alimentar no Brasil e França, e como a pandemia tem afetado o comportamento alimentar nos dois países”, comenta Juliana. Assim como os convidados, a mediadora, que é doutora em comunicação, também desenvolve trabalhos nas áreas de alimentos e nutrição.

A discussão deve abordar hábitos e costumes alimentares, relacionando-os a aspectos de cultura, sociedade e política. A definição do que é uma refeição, como ela é composta e vivenciada nos núcleos familiares, assim como a frequência em que ocorre, serão pontos debatidos. Da mesma forma, os palestrantes devem pontuar diferenças de hábitos em termos de horários e participantes das refeições, não apenas entre os dois países, mas entre grupos sociais dentro da mesma cultura.

Os organizadores esperam atrair para este debate não apenas pessoas ligadas ao mundo da nutrição e alimentação, mas o publico em geral. O evento tem um limite de vagas e inscrições gratuitas já abertas. A tradução simultânea também será feita para que perguntas do público em português possam ser entendidas e respondidas pelo palestrante francês. O evento será gravado e legendado, para ser disponibilizado no canal de Youtube do Teatro Aliança Francesa.

A Alimentação no Brasil e na França: Aspectos Sociais e Culturais
Promoção: Aliança Francesa e Fundação Verakis
Terça(1º.12), às 13h
Evento em francês, com tradução para português e Libras.
Inscrições gratuitas pelo sympla
(sujeito a limite de 300 vagas)

Nota dos promotores do evento: Este evento é possível graças à Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Société Générale, parceria da TV5mondeEdu, realização da Verakis, Aliança Francesa de São Paulo, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal

2 comentários a "Especialistas debatem Alimentação no Brasil e na França"

  1. Claude Papavero | 30 de Novembro, 2020 às 15:31 |

    Gostaria de me inscrever para assistir à palestra. Como faço?

    • Boa tarde! Você precisa clicar no link daa sympla que há no texto. Vai abrir a página de inscrições.
      Boa palestra!
      :o)

Os comentários estão fechados.