“Batalha da Natureza”, educação ambiental pelo teatro.

Cena da peça "A Batalha da Natureza"
"A Batalha da Natureza", espetáculo interativo de educação ambiental será lançado no YouTube.

Espetáculo infantil mostra, de uma forma divertida, a importância do descarte correto do lixo e o impacto que as ações humanas têm na natureza.

O espetáculo “A Batalha da Natureza”, de João Miranda, será apresentado neste sábado, às 17h, através do Youtube. A peça traduz em linguagem simples a problemática do lixo no meio ambiente. Escrita com base em estudos realizados pelo projeto Ilhas do Rio, nas Ilhas Cagarras, ela tem uma função de divertir e educar. Pela primeira vez, a peça será apresentada em ambiente online, o que permite às crianças de São Paulo ter acesso a este conhecimento produzido no Rio de Janeiro.

As Ilhas Cagarras são um arquipélago composto por sete ilhas e rochas, bastante próximos do litoral carioca. Elas ficam distantes cerca de cinco quilômetros da praia de Ipanema, na zona sul da cidade do Rio e são visíveis da areia. Por sua proximidade, estas ilhas que seriam um paraíso – e são protegidas por lei – sofrem com o descarte inapropriado de lixo e com a poluição. Há cerca de 9 anos, o Projeto Ilhas do Rio faz o levantamento da fauna e da flora do Monumento Natural das Ilhas Cagarras.

A Batalha da Natureza

O espetáculo começa com a história de um grande pássaro, um Atobá, que depois de uma tempestade volta à ilha. Lá ele encontra seus amigos: a tartaruga, um peixe e também com uma Bromélia e um Cacto. Todos estão preocupados com a quantidade de lixo acumulada no local e pensam formas de mostrar aos humanos como evitar o problema. Ensinar as formas corretas de descartar o lixo é o principal objetivo dos amigos.

A “Batalha da Natureza” é dividida em dois blocos, mesmo no ambiente online. No primeiro, a peça é apresentada de forma contínua. Já o segundo bloco é bastante interativo. Um jogo de perguntas e respostas é proposto para as famílias. Dependendo do número de integrantes é possível até dividir equipes, para responderem quando a pergunta é verdadeira ou falsa. O conteúdo da peça também está disponível em formato de cartilha, com download gratuito.

A Batalha da Natureza
Lançamento: 28 de novembro
Horário: 17h00
Link: https://www.youtube.com/projetoilhasdorio
Classificação livre

O espetáculo é apoiado pelo WWF-Brasil desde 2019 e hoje integra o escopo de atividades do Projeto Ilhas do Rio, realizado pelo Instituto Mar Adentro, com a curadoria técnica do WWF-Brasil e o patrocínio da JGP e da Associação AIEP.