A arte de envelhecer rindo

Imagem das duas atrizes no palco, falando sobre envelhecer ao mesmo tempo que suas expressoes deixam clara sua alegria.

Comédia de Heloísa Perissé que teve turnê interrompida pela pandemia volta ao palco, desta vez em formato online e gratuito.

O espetáculo Loloucas, escrito e estrelado por Heloísa Perissé, com Maria Clara Gueiros e direção de Otávio Muller, teve sua turnê interrompida em março. Da mesma forma que todas  as produções culturais e vários setores da economia, também o teatro precisou se resguardar. Depois de algumas temporadas de sucesso no Rio e em São Paulo, a peça que mostra um lado risível do envelhecer, deveria ter sido apresentada em Brasília e João Pessoa. Para suprir essa falta e ainda presentear um publico maior, a produção será mostrada pela web.

O público do país todo poderá assistir ao espetáculo na próxima sexta, 18 de dezembro, às 21h, pela Plataforma “Com Você” da Bradesco Seguros, pelo Youtube ou IGTV. . A peça também ficará disponível de forma gratuita durante um mês. A gravação feita no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro, não demandou uma adaptação de roteiro ou cenário. O diretor Otávio Muller optou por uma montagem com cenário sóbrio e poucos elementos de cena ou figurinos, para deixar o foco sempre na interpretação.

Heloísa Périssé e Maria Clara Gueiros dão vida a duas idosas que falam com humor sobre o envelhecer, a passagem do tempo e os laços que ficam. Na vida real, as atrizes são amigas, já na casa dos 50 anos. Foi este o ponto de partida para o roteiro e a estrutura da peça. “Quando cheguei aos 50 anos, pensei: não vou ter mais 50 pela frente. Então, quero canalizar essa energia de uma forma sábia”, resume Heloísa. “Ao dar vida a uma interlocutora para minha personagem, pude trazer para este projeto uma amiga muito querida”.

Loloucas é uma comédia, que aborda o ‘envelhecer’ sob uma ótica mais otimista. A autora comenta que sua conclusão, após as reflexões do passar do tempo é que “a vida começa a acontecer na sua plenitude quando se perde o medo de perder. A partir de uma certa idade, podemos nos sentir mais livres de julgamentos. É um momento maravilhoso, onde, sem medo, se perde o telhado para ganhar as estrelas. E as duas personagens ensinam a envelhecer com muita alegria”.

Ficha técnica
Texto: Heloísa Périssé
Direção: Otávio Muller
Elenco: Heloísa Périssé e Maria Clara Gueiros
Cenografia: Dado Marietti
Criação de conteúdo: Dado Marietti
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Figurinos: Teca Fichinski
Direção Musical e Trilha Sonora: Max Viana
Marketing e Programação Visual: Inova Brand
Coordenação de Produção: Filomena Mancuzo
Coordenação do Projeto: Heloísa Périssé
Realização: H P Produções Culturais
Apresentação: Circuito Cultural Bradesco Seguros
Crédito das fotos anexadas: Marcos Jacob
LOLOUCAS
Sexta, 18.12, às 21h
Disponível de forma gratuita até 18 de janeiro.
Locação: Teatro Clara Nunes - Rio de Janeiro
Classificação etária: 12 anos
Duração: 60 minutos
Acessibilidade: intérprete de Libras e audiodescrição
Transmissão: YouTube e IGTV