Bolsas de Estudo no Japão

capa do podcast Japão sem Escalas que irá falar sobre bolsas de estudo no Japão

Episódio do Podcast Japão sem Escalas lançado na próxima segunda (21), irá falar sobre bolsas de estudo no país especialmente voltadas ao publico brasileiro.

O Japão sem Escalas é um podcast lançado no último mês de junho, por iniciativa da Aoki Media, com apoio do Consulado Geral do Japão de São Paulo. A ideia é aproximar o publico brasileiro, especialmente o paulista, da cultura, dos costumes e tradições japoneses. O episódio “Estude no Japão: conheça as bolsas para brasileiros” será lançado nesta segunda (21) e além de orientações e dicas básicas trará também depoimento de quem já se beneficiou de uma bolsa.

O sonho de passar um período em outro país, ainda jovem, era há alguns anos focado nos Estados Unidos e alguns países da Europa. Esse panorama foi se alterando e hoje existem inclusive eventos que apresentam oportunidades em países de todos os continentes. O Japão é um dos países que recebe todos os anos dezenas de estudantes, para períodos de intercambio de duração variada, para vivências também muito diversas. As bolsas específicas para brasileiros serão tema do Posdcast desta semana.

Existem várias formas para se mergulhar na cultura japonesa, vivenciando a rotina de estudante naquele país. Diversas bolsas de estudos no Japão são voltadas especialmente para  brasileiros. É importante checar a origem das ofertas de bolsas, que podem ser obtidas através de órgãos oficiais do governo japonês e de entidades brasileiras e internacionais. A apresentadora do Podcst Japão sem Escalas irá falar com conhecimento de causa sobre o assunto, já que foi bolsista por lá.

Além do depoimento pessoal de Tatiana Aoki, mais dois convidados ajudam a entender este universo. Paulo Kenzo, diretor da Associação de ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei, esteve três vezes no Japão com bolsa. Ele irá contar como essa experiencia o ajudou profissionalmente e, claro, dar dicas sobre os processos seletivos. Masanari Mase, da Agência de Cooperação Internacional do Japão no Brasil (JICA), entra mais a fundo no detalhamento das oportunidades existentes.

Podcast Japão sem Escalas

O programa lançado no mês de junho já está em sua segunda temporada e tem episódios semanais com assuntos diversos. Veja os próximos temas que serão abordados:

21/12 - Ep. 5: Estude no Japão: conheça as bolsas para brasileiros;
28/12 - Ep. 6: Japonês? Dicas para aprender o idioma;
04/01 - Ep. 7: Direitos LGBTQIA+ no Japão;
11/01 - Ep. 8: Método Konmari: como a organização pode transformar a vida;
18/01 - Ep. 9: Empoderamento feminino e o papel da mulher na sociedade japonesa.

Para escutar: https://open.spotify.com/show/6vc8QPrKA3ybhHtXvw5rHv