A peça tem no elenco e nos bastidores pessoas cegas, que dão propriedade ao conteúdo ao mesmo tempo em que ajudam a desmistificar a questão da deficiência visual.
Espetáculo O Pescador e a Estrela, em cartaz no Rio de Janeiro, terá sessão online para todo o Brasil no próximo sábado (26), às 16h. O musical infantil narra a história de um menino que aprende um pouco mais sobre sentimentos ao conhecer outra história: a de um pescador cego que precisa se aventurar em busca de uma estrela, com a ajuda de um mensageiro e de uma amiga. A deficiência visual surge como tema, mas também é integrada na produção de forma natural, como deve ser. Um dos atores é cego, assim como a diretora de movimentos do espetáculo.
O musical, escrito por Thiago Marinho e Lucas Drummond, tem direção artística de Karen Acioly e produção de Bruno Mariozz. A cenografia é assinada por Dóris Rollemberg, e a direção de movimentos é da atriz e bailarina Moira Braga. As músicas e direção musical do espetáculo são de Wladimir Pinheiro. No elenco estão os autores da peça, além de Diego de Abreu, Luísa Vianna e Felipe Rodrigues. Após o espetáculo, a direção e o elenco participarão de um bate-papo, ao vivo, para falar sobre os conceitos transmitidos na peça, assim como do desafio de se produzir um musical em tempos de pandemia.
“O espetáculo traz uma mensagem de esperança. A peça fala sobre um reencontro com o que perdemos. E nos últimos meses, nós perdemos muito. Deixamos de ver nossos amigos e familiares. A peça expõe os caminhos para não deixar essa esperança se apagar, mesmo que esses caminhos sejam difíceis de enxergar”. Lucas Drummond e Thiago Marinho.
O Pescador e a Estrela
Em um clima como o do isolamento social, um menino solitário não consegue mais enxergar a felicidade. Ele recebe a visita de um mensageiro das estrelas, que o provoca a prestar atenção em seus sentimento e faz um convite: embarcar na história do jovem pescador deficiente visual, que é apaixonado por uma estrela, apesar de nunca tê-la visto. A peça segue com o misterioso sumiço da estrela e a jornada que o pescador faz para procurá-la, junto com uma amiga, uma menina superprotegida. O menino redescobre seu poder de enxergar o invisível ao se imaginar como um herói deficiente visual em uma aventura.
A peça insere a deficiência visual como um componente da trama e fala de isolamento e saudade. “A saudade é um sentimento silencioso no coração de uma criança e às vezes é preciso falar sobre esse silêncio. Inventamos um espetáculo que olha para o que sente essa criança e que escuta os seus sentimentos”. afirma Karen Acioly. “O teatro para crianças é um potente agente de transformação da sociedade, pois proporciona à criança um universo de descobertas, levando até suas casas diálogos e debates entre seus familiares e amigos”. acrescenta Bruno Mariozz.
Contribuição voluntária
A transmissão do espetáculo será ao vivo, neste sábado, 26, às 16h, pelo Youtube. O acesso ao canal é gratuito, mas são aceitas contribuições voluntárias, ou “contribuições conscientes”. A produção irá doar 50% da quantia arrecadada a uma instituição que trabalha com crianças com deficiência visual. No sábado será disponibilizado o extrato da arrecadação e o nome da instituição que receberá esta doação.
O Pescador e a Estrela Sábado, 26/12, às 16h Link: Canal da Palavra Z Duração: 60 min. Classificação livre (recomendado para maiores de 5 anos) Gratuito: contribuição consciente, através de depósito bancário. No dia do espetáculo serão informados o total arrecadado e a institução que receberá 50% deste valor. Para contribuir: Banco Inter (077) - agência 0001-9 - Conta: 61052825 Palavra Z Produções Culturais - PIX 14075103000125
Ficha Técnica: Direção: Karen Acioly Texto: Lucas Drummond e Thiago Marinho Elenco: Lucas Drummond, Diego de Abreu, Luísa Vianna e Thiago Marinho, Felipe Rodrigues Figurino: Kika Lopes Cenário: Dóris Rollemberg Iluminação: Renato Machado Direção de Movimento: Moira Braga Canções originais e trilha sonora: Wladimir Pinheiro Programação Visual: Patrícia Clarkson Direção de Produção: Bruno Mariozz Realização: Palavra Z Produções Culturais Idealização: Nossa! Cia de Atores e Palavra Z Produções Culturais