Inglês para crianças, como diversão

Márcio Cafezeiro sentado em um banco, olhano para a camera.
Márcio Cafezeiro, diretor pedagógico da IP School (imagem: divulgação)

Professor Márcio Cafezeiro dá dicas para deixar o estudo de inglês mais efetivo e divertido para as crianças.

A máxima de que ser fluente em um segundo e até terceiro idioma pode ajudar a vida profissional de uma pessoa, segue cada vez mais atual. O  mundo globalizado exige uma comunicação efetiva e a língua inglesa segue sendo um idioma ‘universal’. Para quem não aprendeu inglês quando criança, nem sempre é fácil esse processo e, muito em função disso, existe uma grande corrente de ensino infantil. O professo Márcio Cafezeiro conhece este quadro e dá sugestões para tornar o estudo do inglês, também uma diversão.

Entre os vários estudos acadêmicos e o senso comum há uma convergência, no sentido de que quanto mais cedo se tem contato com o idioma de forma natural, mais fácil é o aprendizado. Márcio Cafezeiro, diretor pedagógico da IP School, usa seu próprio exemplo para endossar essa teoria. Ele aprendeu inglês através de filmes e desenhos animados, que assistia repetidamente. Uma das dicas que ele seleciona para tornar o aprendizado de inglês está nesta linha: criar um ambiente em que o idioma é falado em casa, seja por pais fluentes que conversem nesta língua, seja por estímulos de filmes, desenhos ou música.

Veja abaixo quatro dicas que o professor selecionou, que complementam o estudo em uma escola de idiomas, e ajudam a tornar o aprendizado mais divertido e, desta forma, natural.

Desenhos animados em Inglês

Mesmo para quem ainda não entende tudo  que está sendo falado, é uma importante ferramenta. Os desenhos animados ajudam as crianças a assimilarem vocabulário e expressões. Assim como acontece com materiais escritos, quando assistem aos vídeos, as crianças estão concentradas para entender a história e absorvem os conceitos naturalmente. Praticamente todo o conteúdo em streaming disponível nas plataformas, além dos canais de YouTube, oferecem conteúdo para todas as idades em inglês.

Jogos em Inglês

Quando os pais são fluentes em inglês, jogos como UNO ou Palavras Cruzadas podem ser excelentes opções de entretenimento neste idioma. Existe uma série de opções online, também que pode ser aproveitada, oferecidos tanto por canais de televisão como a BBC Brasil, ou o popular PlayKids. Mesmo jogos que não exijam uma interação em inglês, podem ser interessantes. Alguns contém expressões ou palavras no idioma, como o Candy Crush, outros  dão orientação sobre movimentação em inglês.

Leitura

A leitura é fundamental não apenas no inglês, mas também na língua materna. “Uma das etapas mais importantes no momento em que se está aprendendo um novo idioma é a leitura”, comenta o professor Márcio Cafezeiro. “Por meio dela, nós conseguimos assimilar melhor as situações do cotidiano e passamos a entender os mais diversos contextos”. O estímulo à leitura pode começar desde os gibis. “No começo, a criança pode até não compreender tudo o que está escrito, mas ela começará a fazer as conexões entre o desenho e as falas”. Para crianças maiores e até adolescentes a dica também vale, com as versões em inglês de livros como as coleções do Diário de um Banana ou mesmo Harry Potter

Pais e responsáveis presentes

A última dica ‘extra classe’ do professor Cafezeiro é estar presente no processo de aprendizagem. “Nada gera mais conexão com uma criança do que quando você, responsável por ela, se faz presente durante a jornada de aprendizagem. Por meio do estímulo de um responsável, ela se sentirá mais importante e encorajada durante o processo educativo. Esteja presente para ajudar em dúvidas pontuais sobre palavras, expressões e lições de casa, além de motivá-la em seu sucesso”.

O chamado estudo formal do idioma, em uma escola de inglês, é indicado pelo diretor da IP School a partir dos dez anos de idade. Ele alerta para que a escolha do método e da escola em que o curso será feito atendam às necessidades particulares de cada um. Os benefícios do curso com mais jovens da mesma idade são sensíveis. No entanto, é importante perceber o quando uma turma pequena ou uma metodologia não tradicional podem ser mais efetivas.


	

1 comentário a "Inglês para crianças, como diversão"

  1. Olá Moema e região!
    Agora o Seu Filho Pode Iniciar No Inglês Sem Pagar Caro e Sem Sair De Casa!

Os comentários estão fechados.