A sobremesa com jeito de “coisa caseira” que divide os amantes sobre ter ou não ter furinhos, pode ser encontrada em diversos tamanhos e sabores, em casas especializadas na região e com entrega na região.
Já se foi a época em que pudim era só uma sobremesa feita em casa. A região de Moema reflete São Paulo como um todo e aqui de tudo se encontra. Para os amantes de pudim, quem diria, existem várias opções de casas que vendem exclusivamente este doce. Os sabores pudim de leite, laranja e chocolate, feitos normalmente pelos avós, também não estão sozinhos. Os chefs especializados em pudins inovam em receitas, acrescentando ingredientes bastante ousados e criando caldas especiais.
O Senhor Pudim, que tem duas unidades na região (Moema e Brooklin) , trabalha com mais de 30 sabores, alguns bem diferentes como Lavanda ou Romã e nosso preferido (sim, já provamos!), de Pistache. Na Pudim Terapia, que trabalha com entrega ou retirada, são mais de 10 sabores, entre eles um tentador Pudim de Café e um ChocoAlpino. Lançamento do período de festas foi o “Cheese Pudding”, uma releitura, na versão pudim do cheesecake.
A história das Casas de Pudim
Quem pensa que a ideia da casa especializada em pudim é uma novidade, se engana! A “Forma de Pudim” é provavelmente a pioneira no nicho. A casa que hoje funciona na Rua Normandia, tem mais de oito anos de história e nasceu, como muitas outras, a partir do amor por este doce. O “Senhor Pudim”, que tem seis anos de fundação, nasceu na casa em que o proprietário e chef cresceu, comendo os pudins feitos pela mãe, em Moema.
Entre os caçulas no negócio, está a Pudim Terapia, que foi criada exatamente com a ideia que o nome remete, durante a pandemia. “Durante o processo [de fazer o pudim], que exige paciência, foco e calma, vi que fazer o doce me possibilitava organizar os pensamentos. Depois, vi no pudim a chance de presentear amigos próximos que estavam passando por momentos difíceis no isolamento que nos foi imposto, por conta da pandemia”, conta a chef Gabriela.
Economia e cuidado com o meio ambiente
Entre as doceiras especializadas, existe uma variedade grande não apenas de sabores, mas nos tamanhos do doce. Além do tamanho ‘padrão’, há opção de comprar um pudim individual, ou para até 16 pessoas. Quem pensa em comprar um sabor específico deve se antecipar para fazer uma encomenda ou reserva. Cada casa trabalha com um prazo diferente, que pode ser consultado diretamente (contatos abaixo). A forma de entrega ou retirada também é variável e algumas delas possuem mesas para degustação no próprio local.
Os pudins são doces bastante delicados e seu transporte precisa ser cuidadoso para que ele chegue inteiro ao destino. Por esta razão, algumas das casas especializadas entregam os pudins nas formas de alumínio em que eles foram preparados. Uma solução ecológica e econômica é o sistema de retorno das formas. No caso da Senhor Pudim, sempre que você compra um, devolvendo a forma do anterior, ganha um desconto neste pedido. Na Forma de Pudim, juntando dez formas, o cliente ganha um pequeno de graça!
Pergunte sempre sobre a opção de retorno da forma, e cuide para mantê-la em boas condições. Reusar as formas é uma maneira de cuidar da natureza, mesmo que não se retorne à casa onde foi comprada!
Onde Encontrar:
Senhor Pudim Unidades: Moema - Al.dos Aicás, 471 Brooklin - Rua Nebraska, 323 Fones: (11)5051.3632 ou 5051.6468 Instagram: @senhorpudim Site: senhorpudim.com Forma de Pudim R. Normandia, 102 Fone: (11)2309.2030 Instagram: @formadepudim Site: formadepudim.com.br Pudim Terapia (entrega ou retirada) WhatsApp: (11)95982.9490 Encomendas até quinta, para entregas às sextas e sábados Instagram: @Pudim.Terapia O Pudim (só encomenda para entrega) WhatsApp: (11)94049.0202 Instagram: @opudim Site: opudim.com.br Pudim Box (só encomenda) A casa fica no Brooklin e atende para entregas. WhatsApp:(11)94460.0927 Instagram: @pudimbox.br Fica tem Pudim (especializado em B2B) Whatsapp: (11)94066.8424 Instagram: @ficatempudim