Nova modalidade de Retirada Self Service

imagem de um armário preto de metal com visor digital, escrito locker market place, o novo local de retirada de compras em auto serviço no shopping
Armário para retirada autonoma, instalado no Shopping Market Place (divulgação)

O serviço de retirada em que o cliente não precisa ter contato direto com o vendedor é uma inovação do Market Place, implementada em função da pandemia e adotada por 15 lojas do shopping.

Durante o período de isolamento social, clientes agem de forma distinta com relação à suas compras. Isso é natural, não apenas em função de como cada um interpreta os riscos que corre, como também com relação à possibilidades econômicas. As compras feitas de forma remota tinham até agora, basicamente duas forma de serem recebidas: uma com entrega e outra com retirada na loja. O serviço de retirada, já está sendo realizado em muitos locais em esquema drive thru. Agora, no Shopping Market Place, há mais um modelo, de ‘auto serviço’.

O início desta ‘jornada’ é semelhante às demais. O cliente faz a compra via WhatsApp, combina a forma de pagamento e agenda a data e horário de retirada. Evitando contato direto com o vendedor, uma das medidas pregadas no isolamento social, o produto adquirido será colocado em um armário com fechadura eletrônica, instalado na garagem do shopping. O vendedor, após confirmar o pagamento, informa a seu cliente o número do armário e a chave de segurança que abrirá a porta.  

Modalidades de Retirada

O comércio adaptado à realidade da Covid-19 trouxe uma série de mudanças apontadas em diversos estudos e, claro, vivenciadas por cada um de nós. Nos serviços de entrega, por exemplo, alguns lojistas oferecem as opções verde (entregue por ciclistas) ou regular (entregue por veículos motorizados). Para retirada, o Drive Thru é operado como nos fast foods: o cliente compra, e retira sem sair do carro. Em se tratando de um shopping, a diferença está no fato da compra ser antecipada e o horário de retirada ser agendado.

Quando a opção é Take Away, é preciso estacionar o carro e se dirigir à loja para buscar seu pacote. Os ‘Lockers’, que chamamos de ‘auto serviço’, também demandam que o cliente estacione e saia do carro. Ele, porém, faz a retirada sem contato presencial com o vendedor, ampliando distanciamento e segurança para ambos. A nova proposta de retirada já teve adesão de 15 lojas do shopping e é complementar às alternativas que haviam surgido durante a quarentena.

Os Lockers no Market Place

A administração do shopping reservou um local no Estacionamento SS1 para instalação dos armários. O ponto de retirada será identificado e fica próximo ao acesso da Alameda de Serviços. Esta modalidade de retirada poderá ser agendada todos os dias da semana, entre 10h e 22h. A operação é feita pela InPost e funciona de forma semelhante à da M3Storage que mostramos anteriormente (veja aqui). Após o pagamento, o vendedor cadastra a venda no sistema, que envia um código ao comprador. Com ele, o cliente libera a trava de segurança, abre o armário e retira a produto.

Shopping Market Place
Serviço de Retirada Self Service
Saiba quais lojas participam e como usar o serviço, em:
marketplace.com.br