Cantora a pesquisadora convoca os paulistanos para uma homenagem à cidade de São Paulo em forma de verso, prosa e samba.
O espetáculo Cronistas da Cidade, dirigido por Dani Matos, não é apenas mais uma entre as dezenas de produções que precisaram ser adaptadas aos modelo online. A produção idealizada como homenagem à cidade de São Paulo ganhou novos contornos ao precisar se readequar. A turnê de roda de samba e crônicas passou do presencial para as redes sociais e chegará às plataformas digitais de áudio no dia 25 de janeiro. Até lá, a produção segue ativa e todo paulistano está convidado a ser também um cronista e participar ativamente.
O show com Dani Matos & Toque De Bambas manteve o formato de roda de samba com prosa, lembrando as músicas tão paulistanas de Adoniran Barbosa e as letras de Paulo Vanzolini e Germano Mathias. No entanto, as gravações todas foram feitas de forma autônoma, “cada um em sua casa”. Esse momento de separação que é unido na edição do espetáculo permitiu ainda um acréscimo pessoal de cada artista. Os lugares em que a gravação é feita, a escolha dos cantos da casa, ganharam espaço e divulgação.
Cuidado técnico
Para garantir a qualidade e a uniformidade de som e imagem, a produção do espetáculo promoveu uma espécie de excursão dos equipamentos. Foi elaborado um cronograma de gravações e um equipamento único de captação de áudio e vídeo foi levado de um em um. Os músicos fizeram suas gravações individualmente, entre setembro e outubro de 2020. O grupo é formado por Dani Mattos (voz, direção musical e artística), Tito Longo (vocal, cavaquinho, arranjos e direção musical), Marcelinho Monserrat (violão 7 cordas), Edu Batata (vocal e percussão) e Koka Pereira (percussão).
O conteúdo extra elaborado por eles vem sendo postado nas redes sociais. Ele mostra desde a chegada do equipamento até a higienização. Os músicos mostram o cantinho preferido da casa onde costumam tocar ou compor e um pouquinho do bairro onde vivem. Para a formatação do show como um todo, as gravações foram entregues a uma equipe experiente formada por Adonias Jr (mixagem e masterização do áudio), Ronaldo Miranda (direção e edição do vídeo), Fabiana Lian (produção executiva).
Seja Cronista da Cidade
Já estão disponíveis nas redes sociais vídeos com músicas como Acende o Candieiro e Luz da Light, de Adoniran Barbosa e Ronda, de Paulo Vanzolini. No site, além dos links para as músicas, também há uma descrição do projeto e depoimentos sobre a cidade de São Paulo. O material será enriquecido com conteúdo enviado pelo público, convidado ser também cronista da cidade. Alguns depoimentos já foram incorporados, como o de Cris Kuntz, que se lembra de espaços como a Casa São Nicolau, o Mappim e até o lançamento do Shopping Iguatemi.
Quem quiser participar, sendo cronista de São Paulo, tem ainda pouco mais de uma semana para preparar seu material. Até o aniversário da cidade, dia 25 de janeiro, o público pode enviar depoimentos e não é preciso ser estudioso para isso. A ideia da produção é que cada um colabore mostrando sua relação com a capital paulista, focando um local ou evento. Basta gravar seu vídeo e depois postar em suas redes sociais com a #CronistasDaCidade. Os depoimentos serão vistos pela organizadora do projeto, Dani Mattos, que poderá reposta-los.
A partir do dia 25 de janeiro, as músicas também estarão nas principais plataformas digitais.
Cronistas da Cidade Dani Mattos & Toque De Bambas Lei de incentivo ProAC ICMS - Governo do Estado de São Paulo Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura #CronistasDaCidade Site: cronistas-da-cidade/ Instagram: @danimmattos e @7melodica Youtube: cronistas.da.cidade/ Spotify (a partir de 25.01): soundcloud.com/user-627176891
Expediente: Dani Mattos (criação, voz) Tito Longo (cavaquinho/voz) Marcelinho Monserrat (violão 7 cordas) Koka Pereira ( Percussão) Edu Batata (Percussão/voz) Mixagem e masterização: Adonias Jr, Estúdio Arsis Direção e Edição dos vídeos: Ronaldo Miranda, Isla Filmes Administração: Paschoal Milani Netto Produção executiva: Fabiana Lian Identidade Visual: Maria Ozi Mídias sociais: Agência O Raio
Olá, eu gostaria participar en cronistas da cidade. Me pode dar um endereço de gmail para enviar a vocês un cortometrage (Ao Ritmo de São Paulo) que eu gravei com o meu celular no ano 2020 antes e depois da pandemia. Ele tem 10 minutos e não consigo postar no Instagram.
Que legal, Flor!
Você precisa falar diretamente com a produção. O site publicou a materia jornalística a respeito, mas não faz parte do projeto.
No site deles, que você entra clicando no link que está na matéria, há um campo para contato.