Mostra “A Cara de São Paulo” homenageia a cidade

Imagem do grupo Demonios da Garoa, que são a cara de são paulo e também o som da cidade.
Uma das "Caras de São Paulo", o grupo Demônios da Garoa. (foto: Bruno Sereno)

O evento é presencial, mas segue todos os protocolos de segurança e terá acesso apenas com agendamento e número restrito de visitantes.

A exposição “A Cara de São Paulo” irá homenagear a cidade em seu aniversário com uma exposição de fotografias de 20 ‘famosos’ ligados à cidade. A curadoria é de duas celebridades paulistanas, a apresentadora Ana Maria Braga e o maestro João Carlos Martins. Todas as imagens são inéditas, feitas especialmente para a mostra, pelos fotógrafos Catarina Machado e Bruno Sereno. A exposição será inaugurada na próxima segunda e fica aberta por um mês na Galeria de Artes da Casa de Portugal, na Liberdade.  

Há pessoas que têm sua imagem muito ligada à capital paulista, como o grupo Demônios da Garoa, o cantor Supla ou o jornalista Carlos Tramontina. São Paulo, como todos dizem, é uma cidade cosmopolita, que abriga e agrega pessoas de várias origens, sendo brasileiros ou estrangeiros. Com esta ótica, foram selecionados personagens da cidade que também se vinculam a outros lugares, como a cantora Fafá de Belém. Além dela, mais ‘estrangeiros’ também posam e declaram seu amor à cidade em um vídeo exibido na exposição.

O Maestro João Carlos Martins, reforça este lado acolhedor da cidade refletido na curadoria.  “Muito honrado por ser curador [nessa mostra] que vai buscar em 20 rostos a identidade pluralista e universalista de uma cidade que acolhe calorosamente quem aqui chega”. Ana Maria Braga, complementa “poderíamos retratar milhares de rostos que representariam a diversidade desta metrópole. Foram, entretanto, escolhidas apenas 20 personalidades para integrar a primeira edição. Fica a promessa para que, nas próximas edições, continuem sendo retratados outros personagens que representam e ajudam a escrever a história desta cidade.”

Os fotógrafos da mostra “A Cara de São Paulo” são também paulistanos. Catarina Machado, 22 anos, se formou em Fotografia pela Belas Artes. Ela já realizou 3 exposições individuais, além de ter participado de algumas coletivas. Bruno Sereno, 24 anos, é jornalista e cursa Relações Públicas. Está na fotografia há seis anos e se orgulha de ter feito uma cobertura jornalística do  Carnaval de São Paulo de 2020 no Sambódromo do Anhembi.

“A Cara de São Paulo: Personagens da Cidade”
Fotógrafos: Bruno Sereno e Catarina Machado
Curadoria: Ana Maria Braga e João Carlos Martins
De 25 de janeiro a 26 de fevereiro
Das 9h às 17h, com agendamento pelo telefone (11)3273-5555.

Galeria de Artes da Casa de Portugal
Av. da Liberdade, 602
Liberdade.
Entrada Gratuita.
https://www.casadeportugalsp.com.br/
A exposição é uma iniciativa da Casa de Portugal, com apoio do Metrô do São Paulo. 
A partir de 28 de janeiro, reproduções das fotos estarão também expostas na Estação Paraíso do Metrô, com visitação livre. 

Veja outra homenagem a São Paulo e como participar, na materia “Seja Cronista da Cidade”.