Além dos 467 anos da cidade, outra aniversariante é a EMA Escola Municipal de Astrofísica, que completa 60 anos de fundação.
Nesta segunda, a cidade de São Paulo completa 467 anos. Além dela, também a Escola Municipal de Astrofísica (EMA) faz aniversário, completando 60 anos de fundação. A instituição ligada ao Planetário foi palco de centenas de cursos gratuitos para o público leigo, e também local de pesquisas. Às 19h30 do dia 25, a live intitulada “60 anos da Escola de Astrofísica: o legado da astronomia em São Paulo”, comemora as datas. Será contado um pouco da história da instituição, além da importância da astronomia e dos estudos ligados a esta ciência.
Desde o mês de outubro, o Planetário está sob administração da Urbia Parques, concessionária do Ibirapuera. A empresa trouxe para seu time o físico Fernando Nascimento, que havia dirigido o planetário anteriormente, para ser o coordenador de Tecnologia e Ciência da empresa. Na live segunda, ele estará com outros profissionais que tiveram história no Planetário e na EMA: José Tadeu Riberi e Giácomo Ré. Participam também os professores de astronomia Paulo Gomes Varella e Regina Atulim.
Escola e Planetário
A Escola foi fundada em 1961 para suprir uma demanda que surgiu a partir das várias sessões do Planetário: o aprofundamento no tema astronomia. Em seus 60 anos de história, foram oferecidos mais de 800 cursos, entre eles, “Astronomia para Crianças”. Os registros da escola indicam que muitos pesquisadores e cientistas foram alunos de cursos da Escola. O Planetário do Ibirapuera, inaugurado quatro anos antes da EMA, foi o primeiro do Brasil. O prédio é patrimônio histórico, científico e cultural, tombado pelos conselhos estadual e municipal, CONDEPHAAT e CONPRESP.
O complexo astronômico, é chamado Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Aristóteles Orsini, uma homenagem a seu primeiro diretor. Um médico, físico e auto proclamado astrônomo amador, que esteve à frente do complexo entre os anos de 1957 e 1980.
Live "60 anos da Escola de Astrofísica" Segunda, 25 de janeiro, às 19h30 Youtube: /planetárioIbirapuera/ Instagram: @planetarioibirapuera