Movimento (re)criado há 18 anos nos Estados Unidos não tem objetivo de formar novos veganos, mas de reduzir o consumo de alimentos de origem animal pelo menos uma vez por semana.
A campanha Meatless Monday (Segunda sem Carne) foi idealizada pelo publicitário aposentado Sid Lerner, em 2003, nos Estados Unidos. Sua preocupação central era o alto consumo de carne vermelha entre a população norte americana e os problemas para a saúde que isso acarreta. No Brasil, a campanha foi lançada em 2009, pela Sociedade Vegetariana Brasileira. É um primeiro passo, para quem não tem uma alimentação vegana. Segundo a SVB, a segunda sem carne traz benefícios para as pessoas, para os animais e para o planeta.
Dados da SVB e da Universidade Johns Hopkins indicam que uma alimentação sem produtos de origem animal pode ajudar na prevenção de doenças como o diabete, alguns tipos de câncer, além de doenças cardíacas. Para o planeta, existem dados referentes ao consumo de energia e água necessários no abate e processamento das carnes. Também há referência poluição do ar: pular uma refeição com carne, toda segunda-feira durante um ano, economizaria as emissões de CO² que equivalem a dirigir um automóvel por 560km (348milhas).
Existem ainda dados sobre a produção de grãos voltada exclusivamente à ração animal, que poderia ser convertida para refeições de pessoas. A natureza oferece diversas fontes de nutrientes de origem vegetal que suprem as necessidades diárias das pessoas. O número de animais abatidos no pais são assustadores: estima-se 10 mil por minuto. Mas não é preciso se transformar em vegano ‘em um clique’ para aderir a esta causa. Como dizia Sid Lerner, que faleceu, há 15 dias, aos 90 anos, “lute por uma saúde melhor, dando um primeiro passo: a segunda sem carne”.
A partir de hoje, nas próximas semanas, vamos sempre postar sugestões de restaurantes, bares e rotisserie em que se pode pedir um prato sem carne. Vamos incluir opções vegetarianas (que admitem ovos, leite e derivados) para aqueles que estão nos primeiro passos. A campanha de Segunda sem Carne não tem intuito de radicalizar, mas de conscientizar a possibilidade da alimentação ‘plant based’, ou seja, de origem exclusivamente vegetal. São Paulo está novamente na fase vermelha todas as noites e nos fins de semana. Cheque com os locais indicados, os horários de abertura e delivery, bem seus como valores.
Meatless Monday - Segunda sem Carne Para saber mais sobre a campanha, no Brasil e no mundo, acesse: https://www.mondaycampaigns.org/meatless-monday http://segundasemcarne.com.br/ https://www.svb.org.br/
Opções em Moema e Região
America No cardápio do América não é novidade a inclusão de opções vegetarianas. A Quinoa Salad, por exemplo, tem alface americana, rúcula, aspargos grelhados, tomate seco, cogumelos frescos salteados, quinoa e molho vinagrete. O Veggie Sandwich é sensacional (sim, já provamos): berinjela e abobrinha grelhadas, mozzarella de búfala, tomate seco e rúcula com molho mostarda, no pão ciabatta. Informações: www.restauranteamerica.com.br Telefones Unidade Moema: (11) 5054-8829 e 5644-2222
Kiichi O restaurante do Chef Brito pode surpreender pela quantidade de opções sem peixes em seu cardápio, sendo algumas veganas. Entre as diversas entradas, estão o Aguedash Tofu (Cubos de tofu empanados, fritos e servidos com molho shoyu) e as opções de Shimeji na chapa ou no alumínio (atenção: contém manteiga). São feitos também os tradicionais Tempurá de Legumes e Yakissoba de Legumes, além dos Hossomaki Kappamaki (arroz envolto por nori recheado com pepino). Para sobremesa, Sweet Hot Roll Romeu e Julieta (empanado e frito), o Harumaki de Banana, e o delicioso (sim, já provamos) sorvete de canela. Consulte a disponibilidade de outras criações vegetarianas, entre sushis e sahimis. Informações: www.kiichi.com.br Telefone Unidade Vila Olímpia: (11) 3842-0440
Let’s Poke O restaurante de culinária havaina oferece os pokes, aqueles bowls com arroz e complementos. Quem adotar a segunda sem carne, pode terá duas proteínas disponiveis na modalide de "monte o seu": salmão vegano (proteina vegetal) e shimeji. É possível também optar pela versao vegan autoral da casa, com arroz, shimeji, tofu e tomate cereja temperados, sunomono, coco crocante, crisp de couve e chips de batata doce. Informações: www.letspoke.com.br Telefone Unidade Vila Olímpia: (11) 2768-7675
Saladenha A casa de comidas saudáveis tem diversas opções de saladas, sanduíches, caldos, wraps e pratos quentes, com versão vegetariana. Entre eles está a Feijoada Completa Vegana! Vem com arroz integral, farofa de couve e vinagrete. A salada Ana Vegana tem grão de bico, mix de folhas e cuscuz marroquino. Informações: saladenhadelivery.com.br Telefone Unidade Moema: (11) 945158301
Fico feliz de saber que tem esse projeto de um mundo melhor e mais justo. Não entendo ou não quero entender a necessidade se matar-se uns aos outros para sobreviver (mesmo no Reino animal).
Sou da Z/L. Me hospedei a pouco no Intercity com minha filha e por coincidência falamos a respeito. Já tentamos deixar carnes (principalmente ela e irma-graduada veterinária.
PS.: mas tem uma questão tbm do consumo de ovos, leite e derivados, que levam a necessidade de abater em escala maior galináceos e bovinos. Procede?
Este é um projeto mundial que vem ganhando mais adeptos a cada semana. A criação de aves e gado para produção de ovos, leite e derivados sofre uma grande crítica do ponto de vista das condições de vida destes bichinhos. Para saber mais, acesse os links indicados na matéria.