Qual é o Dia do Gato?

imagem de dos olhos e orelhas de um gato cinza, olhand para cima

Existem em todo o mundo uma série de datas comemorativas que se referem ao Gato. Dia 17 de fevereiro é uma delas, surgida na Itália e que ganhou o mundo. No Brasil, por enquanto, não há uma data oficial: quem sabe algum parlamentar não se anima agora?

Há pouco tempo, publicamos por aqui uma matéria com referencia ao Dia Mundial do Gato. Isso foi em agosto e teve até lançamento de podcast! [relembre aqui]. A data comemorativa de agosto foi criada em 2002 pela IFAW (International Fund for Animal Welfare) para chamar a atenção à necessidade de cuidados com estes felinos. O Dia do Gato, comemorado neste 17 de fevereiro tem também esta motivação.  Ele nasceu de uma campanha contra os maus tratos contra os gatos!

Nos Estados Unidos, 20 de fevereiro foi instituído o Dia do Gato, homenageando um em especial: Socks, do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton. Segundo o site Calendarr, existem ainda mais três datas oficiais (em algum lugar do mundo), realacionadas aos gatinhos. O Dia de Abraçar Seu Gato (em 4 de junho), o Dia Nacional do Gato (em 29 de outubro, nos Estados Unidos) e o Dia Nacional do Gato Preto (em 17 de novembro, também nos EUA).

Cuidados com os felinos

Como já reportamos em notícias anteriores, existe uma tendencia mundial do aumento de gatos domésticos. Segundo o Instituto Pet Brasil, no Brasil o crescimento foi de cerca de 8% nos últimos dez anos. Alguns veterinários e influencers do setor apostam em um aumento maior no último ano, devido à pandemia, que possivelmente será mostrado em um próximo levantamento. “Na América Latina são 48 milhões de felinos e o Brasil abriga mais da metade deles”, comenta Roberto Valdrighi, gerente de Marketing da Mars Petcare LatAm.

A empresa, do segmento de nutrição e bem-estar animal, tem algumas das marcas mais conhecidas do público, mas vai além, em sua atuação. A Mars Petcare desenvolve projetos para combater o abandono animal e incentiva a adoção responsável. Algumas instituições que acolhem animais são apoiadas pela empresa que também dá orientações aos novos tutores. A médica veterinária Amanda Correa, separou algumas destas dicas.

  1. Antes de receber o novo membro da família, instale telas de proteção nas janelas e varandas. A recomendação é válida para quem mora em apartamento ou sobrados, ou para quem tem um grande desnível no terreno.
  2. Defina um cômodo para o novo pet ficar nos primeiros dias. Providencie todos os itens básicos como alimentação de acordo com a idade, água fresca, caixinha de areia e arranhador.
  3. Quem já tem outro animal em casa precisa de paciência! O processo de adaptação é bastante imprevisível e depende bastante do temperamento dos pets. Estimule a aproximação, mas não force que fiquem juntos, a aproximação acontece de forma natural.
  4. Um adestramento ‘simples’ pode ser feito com recompensas, como petiscos e carinho quando ele se comportar bem. Vale a pena investir em brinquedos que agucem sua personalidade de caçador, como a varinha de pesca e similares.
  5. Gatos geralmente amam alimento úmido e é uma ótima maneira de mantê-los hidratados. Mas pensando em água, normalmente gatos não bebem água se o bebedouro estiver de frente para a parede, pois costumam ficar atentos a tudo em seu redor. Certifique-se que o local dos potinhos facilita esta visão!
  6. Fique atento à caixinha de areia do seu novo gato! Felinos costumam ser exigentes quanto à sua higiene e às vezes não se adaptam a certas texturas de areia, o que pode gerar problemas para o trato urinário. É importante observar o material com o qual ele mostra maior compatibilidade e manter a caixa de areia sempre limpa.
  7. Ainda que os gatos não gostem muito de coleiras, não deixe seu animal sem uma identificação. Isso é importantíssimo, em caso de fugas, que são mais frequentes no momento de adaptação!
Mundo Felino: um guia completo para deixar seu gato mais feliz
com a Vet Juliana Damasceno, da PETZ
Curso online que tem inscrições gratuitas hoje (17.02)
O objetivo do curso é dar informações aos tutores sobre como garantir o bem estar dos felinos, mas vai além disso. 
As aulas abordam um pouco de história, informações sobre o comportamento animal e até comunicação felina! 
Para cada inscrito que assistir a 80% das aulas, a Pets irá doar uma quantidade de ração para uma ONG parceira de cuidados com gatos. 
Informações e inscrições: http://www.diadogatopetz.com.br/
Aplicativo PetZillas
Mão na roda para tutores de bichinhos! O App gratuito para smartphones organiza a agenda dos pets, sejam eles gatos, cachorros ou outros. Já existem cerca de 30 mil pets cadastrados (dado de hoje), dos quais 16% são gatos. Além dos dados veterinários do animal, como ‘carteira de vacinação’ e datas de vermífugos ou anti-pulgas, ou controle de peso, o App também tem informações sobre  locais pet friendly para um eventual passeio. 
Disponível para iOS e Android

1 comentário a "Qual é o Dia do Gato?"

  1. A respeito da responsabilidade de se adotar um gato, é possível economizar em telas de proteção para gatos, usando ferramentas que comparam preços e marcas de redes de alta qualidade e estão a disposição na internet, como o Tudocondominio redes de proteção que presta este serviço de comparação de preços gratuitamente.

Os comentários estão fechados.