Olimpíada da Equidade e da Sustentabilidade

Fachada Japan House SP - foto:Rogério Cassimiro/divulgação

Os jogos olímpicos de Tóquio, que foram adiados para este ano em função da pandemia, devem ser repletos de particularidades, que vão além das questões de saúde.

A organização da Olimpíada de Tóquio e a construção das instalações já estavam praticamente finalizadas muito antes de qualquer rumor sobre uma doença tão alarmante. Quando foi anunciada a mudança de data, já estava tudo pronto, ou praticamente pronto, no país. O fato é raríssimo, mas não inédito. Houve três olimpíadas suspensas há muitos anos: todas antes mesmo que os pais e alguns avós dos atuais atletas tivessem nascido. As Guerras Mundiais foram o único motivo para tal adiamento.  

Com atenções voltadas (com razão) sobre a Covid,  dois aspectos importantíssimos a respeitos destes jogos acabam não sendo muito comentados. Pela primeira vez na historia será praticamente alcançada a equidade de gêneros na competição, com praticamente um equilíbrio no número de vagas para homens e mulheres. Também será a Olimpíada da Sustentabilidade, indo além das questões de reciclagem que já foram adotadas (que bom!) em eventos anteriores: em Tóquio serão distribuídas medalhas de material reciclável.

A programação da Japan House Online irá contar um pouco mais sobre estes dois aspectos dos Jogos Olímpicos que tem previsão de início no final de julho. Infelizmente, devido à pandemia do coronavírus, o comitê organizador desta Olimpíada anunciou que o evento não será aberto aos turistas estrangeiros. Apenas quem vive no Japão poderá ir às instalações, acompanhar a competição. Trata-se de uma medida preventiva, com relação ao contágio, uma vez que as ações de contenção no mundo todo ainda não são efetivas.    

Conteúdo Olímpico na Japan House

Na próxima sexta, 19, será publicado o artigo ‘As medalhas de Tóquio 2020’, explicando todo o processo de produção das medalhas destes jogos. O design das peças é muito bonito e o uso de material reciclado carrega um significado que deve ser bastante divulgado entre todos. Segundo dados da organização, foram recolhidos aparelhos eletrônicos usados e jogados fora em todo o Japão. Deixaram o lixo para se transformar em medalhas, mais de 6 milhões de equipamentos, como celulares, câmeras digitais, jogos eletrônicos e laptops.  

O artigo da segunda-feira, dia 22, falará sobre a quase equidade dos jogos. ‘Tóquio 2020 representará recorde de participação feminina em uma Olimpíada’, vai destacar o aumento do número de mulheres participando dos jogos e comentar como se deu o aumento proporcional das vagas. Nesta edição, as mulheres serão 48,8% dos atletas nas competições. Um aumento de quase 4% sobre a Olimpíada anterior, no Rio, que já havia celebrado um aumento, chegando a 45%. A meta do Comitê Olímpico Internacional (COI) é realmente alcançar a equidade, com 50% da participação.  

No fim do mês, dia 29, a arte marcial mais associada ao Japão será tema de artigo na programação online da Japan House. O Karatê será disputado pela primeira vez como esporte olímpico, nos Jogos de Tóquio. O artigo irá contar como são as modalidades Kata e Kumite e também sua origem. “Será possível conhecer melhor as principais características desse tradicional esporte japonês, desenvolvido no reino de Ryukyu, atual região de Okinawa, com influências do Kung Fu, arte da guerra chinesa, do Koryu, luta tradicional japonesa e das disciplinas guerreiras do Budō”. 

Cronograma dos Artigos

 - As medalhas de Tóquio 2020 
   Sexta, 19.03.
 - Tóquio 2020 representará recorde de participação feminina em uma Olimpíada  
   Segunda, 22.03
 - Artigo: Karatê 
   Segunda, 29.03

Canais:
 Site: japanhousesp.com.br
 Instagram: japanhousesp  
 Twitter: japanhousesp
 YouTube: japanhousesp  
 Facebook: japanhousesp