Estreia hoje (26), espetáculo de dança concebido durante a pandemia, que explora as sensações e reações das pessoas ao confinamento.
Porta-Retratos mostra, através de solos de seis bailarinos, situações ocorridas na quarentena. O espetáculo nasceu a partir da necessidade de isolamento, em que surgem diferentes necessidades e reações ao estar confinado. A ideia é apresentar estados e sentimentos e levar o público a se identificar com cada bailarino. A plateia, cada um em sua casa, poderá se identificar com os comportamentos e atitudes performadas. Cada bailarino estará em um cômodo da casa, assumindo posturas particulares.
A estreia de Porta-Retratos, do grupo Epifania, será hoje, sexta, 26, às 20h. O espetáculo de dança tem 30 minutos de duração e contará com um intérprete de libras. Os ingressos gratuitos devem ser reservados no site da Sympla, para redirecionamento à plataforma Zoom. Para melhor aproveitamento, o aplicativo Zoom deve estar baixado no aparelho que será usado para assistir ao espetáculo. Serão quatro exibições, de hoje (26) a segunda-feira. Após o espetáculo, haverá uma conversa com elenco e direção.
“Porta-Retratos é um espetáculo democrático, de fácil acesso, com uma identificação imediata, abrangendo todos os tipos de público uma vez que aborda uma temática tão atual e pertinente ao momento em que estamos vivendo. O objetivo é fazer com que o espectador se sinta próximo dos intérpretes e até mesmo aliviados num certo sentido ao perceberem que muitas das suas atitudes nessa pandemia foram comuns a outras pessoas” comenta Dani Cavanellas, idealizadora do projeto.
As reações ao isolamento e às atribuições na rotina diária variam de pessoa a pessoa. Cada bailarino irá mostrar em seu solo uma emoção provocada pelo afastamento. Danielle Oliveira aborda a passagem do tempo e acumulo de funções. Catia Cabral expressa as conexões em um emaranhado de fios. Cristina Lago aborda o excesso de informação e a hiper conectividade. Paulo Mazzoni fala sobre a solidão, um dos estados emocionais mais desafiadores do isolamento. Danilo Saccomori é o bailarino que mostra a saudade nos movimentos. E Clarissa Avelar propõe um novo olhar para o momento, recolocando cada coisa em seu lugar.
PORTA-RETRATOS Estréia hoje, 26, às 20h. Curtíssima Temporada Sábado e domingo às 17h Segunda, às 20h Evento Gratuito Classificação Livre Para assistir: Sympla/palavraZ Mídias Sociais: Instagram, Facebook e Youtube.
Veja mais opções de entretenimento para este fim de semana: /agenda-para-o-fim-de-semana/
A idealização do espetáculo é de Dani Cavanellas e a produção é da Palavra Z. A iniciativa tem patrocínio da Lei Aldir Blanc, Governo Federal e Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Ficha Técnica: Idealização, Direção artística e Direção de Movimento: Dani Cavanellas Interpretes criadores: Cátia Cabral, Clarissa Avelar, Cristina Lago, Danielle Oliveira, Danilo Saccomori, Paulo Mazzoni Trilha Sonora Original: Duda Suliano Músico: Gabriel Suliano Figurinista: Flavio Souza Direção de Produção: Bruno Mariozz Programação Visual: Luciano Cian Cenografia: Danilo Saccomori Direção e edição de vídeo: Luciano Cian Direção de Fotografia: Márcio Inseense Iluminação: Mauricio Fuziyama Assistente de Produção: Danielle Oliveira Assistente de Comunicação: Isadora Lucena Fotos de divulgação: Elisa Mendes Intérprete de Libras: Riovox Traduções Realização: Epifania