Semana começa com música e Casuarina

musicos do Casuarina sentados em cadeiras de bar, lado a lado em um salão com paredes de tijolo e janelas altas. Eles abraçam seus instumentos e sorriem para a câmera.
Grupo Casuarina, que se apresenta terça, no Conexão Sana. Foto: Leo Aversa/divulgação

Festival de música do Sana, no Rio de Janeiro, em formato online, terá apresentações de forró, samba e reggae, além de oficinas gratuitas.

O Festival de música Conexão Sana é realizado há cinco anos e pela primeira vez será exibido em formato online, como todos os eventos neste período de pandemia. A programação foi distribuída em dois dias e terá shows de artistas locais e oficinas de dança e percussão. Cada um dos dias será fechado com um grande espetáculo dos grupos já consagrados Raiz do Sana, na segunda e Casuarina, na terça. Não é preciso fazer inscrições e as apresentações são sequenciais, a partir de 16h, com transmissão pelo canal de Youtube do festival.

Para que não é do Rio, o nome Sana pode não ser muito familiar. O local é um dos refúgios de natureza do estado vizinho, procurado por pessoas em busca de desaceleração. O Sana é um distrito de Macaé, uma área de montanha, com cachoeiras e clima ameno, em um trecho preservado de Mata Atlântica. Como em outras regiões com essas características, muitos artistas e artesãos se instalaram por ali. Desde 2015, o festival Conexão Sana é realizado, sempre com a presença de músicos locais e artistas de projeção nacional.

Os dois dias do festival seguem uma programação semelhante (veja completa abaixo). A abertura acontece às 16h, com uma oficina de percussão. Na sequencia, um artista local se apresenta, seguido de outra oficina, desta vez uma de dança. Um segundo artista local se apresenta e os dias são encerrados pelos já consagrados Raiz do Sana e Casuarina. O também consagrado DJ Cyro Novello anima os intervalos.

O evento segue as diretrizes de sustentabilidade e participação social com duas ações paralelas. A emissão de carbono do evento será calculada e neutralizada, em parceria com o Gaia Soluções Sustentáveis. Para a comunidade local, serão realizadas ações de educação ambiental, além de haver a distribuições de mil e quinhentos copos reutilizáveis. O festival receberá doações e fará a distribuição de cestas básicas à população vulnerável do distrito através da Associação de Moradores do Sana.

Conexão Sana - Programação
Apresentação: Lencinho
Nos intervalos: DJ Cyro Novello
 
Segunda (12.04), a partir das 16h
 Oficina de Percussão com Sambando
 Potyra Castro e Fernando Braga
 Oficina de Dança com Rodrigo Bruno
 Armando Casca
 Raiz do Sana (forró pé-de-serra)
  
Terça (13.04), a partir das 16h
 Oficina de Percussão com Sambando
 Fernanddim Forçaviva
 Oficina de Dança com Rodrigo Bruno
 Rômulo Ferreira
 Casuarina 
Conexão Sana
Segunda e terça (12 e 13.04), às 16h
Evento Gratuito
Transmissão pelo Youtube do Conexção Sana
Conexão Sana foi viabilizado através de patrocínio do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por intermédio do Edital Fomenta Festival, da Lei Aldir Blanc