A Bike e a camada de ozônio

imagem do novo recurso do app tembici que incentiva ações para preservaçao da camada de ozônio.
Novo recurso do app TemBici (divulgação)

Em tempos de pandemia, assuntos críticos, como a poluição, ficam algumas vezes em segundo plano no noticiário, mas um app joga novamente um holofote no assunto.

A Tembici  empresa responsável pelo aluguel das bikes laranjinhas em São Paulo, incorporou um novo recurso em seu aplicativo. Ele indica a economia de CO² quando se pedala. A ideia é conscientizar as pessoas em seu papel na preservação da camada de ozônio. Os números do ano passado, indicam mais de 4 mil toneladas poupadas com o uso de bicicletas. Isso corresponderia ao plantio de quase 30 mil árvores, recurso usado para compensação das emissões do gás.

Além do uso da mobilidade ativa, incluindo as bicicletas, a queda nas emissões de CO² no ano passado também sofreu influência (positiva) da pandemia. Com mais pessoas em casa, a poluição é reduzida. Segundo o Projeto Global Carbon do Future Earth, esse ganho para o meio ambiente – e para a camada de ozônio na atmosfera – foi observado em todo o mundo. O isolamento social, em 2020, teria sido o responsável pela redução de cerca de 2,4 bilhões de toneladas do gás no planeta, uma queda recorde.

O novo recurso, disponível no app da Tembici, vai mostrar ao usuário a quantidade de CO² que ele economizou ao fazer seu trajeto pedalando. Outras informações disponíveis são o tempo e as calorias gastas. Estes dados ficam disponíveis em um histórico particular e tem a funcionalidade de serem compartilhados em redes sociais.  Por enquanto a função está ativa nos aparelhos Android e deve entrar no iOS em breve.

TEMBICI
Site: https://tembici.com.br/
Instagram: @tembici/

Sobre o projeto Global Carbon, da Future Earth
site em inglês: globalcarbonproject.org/carbonneutral