Dicas para o Dia Mundial do Café

imagem de uma caneca de café, com uma fatia de bolo ao lado.
Caneca Coffee To Go, da Ceraflame (imagem;divulgação)

Segunda bebida mais consumida no mundo todo, depois da água, o café tem papel importante na economia do país, especialmente na região Sudeste.

Conta-se que o café foi descoberto por um pastor na Etiópia, há quase dois milênios. Ele notou uma energia extra em suas cabras, ao consumirem aqueles frutinhos. Intrigado, teria levado amostras para um sábio local, um monge. Neste ponto, as histórias divergem sobre a forma como o café teria passado à forma como consumimos hoje. Uns apontam que tal monge teria partido imediatamente para testar infusões e chegado à bebida. Outros relatam que ao provar o grão e não gostar, teria jogado no fogo. Ao sentir o aroma do grão torrado, rapidamente ele teria retomado a experiencia e chegado à bebida conhecida hoje.

Segundo a Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a crise da pandemia não atingiu o café. O crescimento do mercado foi de 1,34% no último ano, com uma demanda prevista de 25 milhões de sacas este ano. Entre os produtores industriais, o movimento também foi notado, com crescimento nos negócios, da ordem de 2,19%, segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café). Levantamentos da Associação mostram que nove em cada 10 brasileiros acima de 15 anos tomam a bebida o que representa um consumo de cerca de 4,9kg de café torrado per capta no país.   

O estudo qualitativo realizado pela ABIC, e que traz um perfil da indústria produtora de café no Brasil em 2020, mostra que 82% do setor é composto por micro e pequenas empresas. Os números mostram que 70% opera com administração exclusivamente familiar.

Café com Leite

Uma das combinações mais populares no Brasil é o café com leite. Independentemente da proporção de um ou outro, é tradição nos cafés da manhã e também em lanches da tarde, que a dupla se apresente. A nutricionista Lys Ane Souza Araújo, da Marajoara Alimentos, aponta benefícios no consumo moderado da bebida. Ela comenta que a cafeína tem a propriedade de redução da sonolência e do cansaço mental e melhora a capacidade de concentração, além de ser uma fonte rápida de energia.

A combinação com o leite, para a nutricionista, além de saborosa também é benéfica por suas propriedades. O leite é fonte rica em proteínas e cálcio, nutrientes fundamentais para o consumo diário. Como uma bebida, apesar dos benefícios nutricionais, Lys Ane aconselha a não os consumir em excesso. O consumo diário indicado de café para ela, seria de até duas xícaras de café e três copos de leite, ou sua combinação nestas quantidades! Outra forma de consumir café com leite é em sobremesas, como bolos ou pudins.

Confira os indicadores ABIC de 2020
https://www.abic.com.br/estatisticas/indicadores-da-industria/indicadores-da-industria-de-cafe-2020/
Onde comprar a caneca da imagem: www.manufakt.com.br