Primeiro Dia Mundial do Lazer!

logomarca do dia mundial do lazer, em um fundo azul e detalhes em amarelo

Lançada oficialmente em março, a data passa a ser comemorada anualmente em diversos países, com objetivo de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de uma vida saudável

A Organização Mundial do Lazer (WLO) reúne profissionais e autoridades de dezenas de países com a crença de que experiencias de lazer melhoram a qualidade de vida das pessoas. Pela primeira vez, em 2021, foi instituído em 16 de abril, o Dia Mundial do Lazer, uma data para se chamar a atenção das pessoas da necessidade de desfrutar o tempo livre de maneira saudável, segura e divertida. Ele deve ser celebrado em cerca de 20 países no mundo todo. Estes momentos tão importantes em todos os tempos, tem ainda mais relevância no momento atual de pandemia.

Fazem parte da WLO, fundada em 1952, profissionais ligados à diversas áreas de interesse, além de serviços recreativos e de entretenimento. Seus membros trabalham também com viagens e turismo, artes e cultura, esporte, saúde e educação. O lançamento do primeiro Dia Mundial do Lazer aconteceu em cerimônia online, em março, e lançou o tema “Lazer para uma Vida Melhor”. No Brasil, ele tem coordenação do WLCE/USP (Centro de Excelência em Estudos do Lazer) em parceria com o LAGEL (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer) e com o Sesc.

Dia Mundial do Lazer e a Pandemia

O professor Ricardo Uvinha, do WLCE/USP, um dos coordenadores das ações do Dia Mundial do Lazer em 2021, ressaltou a importância da realização destas atividades. Ele afirma que, tomados todos os cuidados necessários,  “a população [o lazer] pode simbolizar uma importante estratégia de enfrentamento da pandemia causada pelo Covid-19”. Em uma pesquisa realizada em 11 países citada pelo professor, o Brasil teve o maior índice de ansiedade (63%), e também o maior índice de relatos de depressão (59%).

Os coordenadores do evento global desta sexta (16) reforçam a importância do cuidado com a saúde física e mental e sua relação com atividades de lazer, como forma de enfrentamento da pandemia de Covid-19. “Nunca foi tão importante viver as experiências de lazer como nestes tempos de pandemia. A celebração do ‘Dia Mundial do Lazer’ poderá nos auxiliar a recolocar essa dimensão essencial de nossas vidas como uma prioridade, ” afirma Antônio Carlos Bramante, coordenador do LAGEL.

Programação

Nesta sexta, 16, serão realizadas diversas atividades em 20 países, priorizando o formato online ou presenciais com distanciamento, por questões de segurança sanitária. No Brasil, a USP, LAGEL e o Sesc estarão à frente das ações do Dia Mundial do Lazer, que serão exclusivamente online. Haverá debates, oficinas, aulas, visitas virtuais promovidas por unidades do Sesc do Brasil todo e acessíveis de forma gratuita, pela internet. Os organizadores destacam a Mesa Temática “Lazer Torna a Vida Melhor”, às 14h, que irá refletir e discutir elementos da área do lazer em cada região do país.

DIA MUNDIAL DO LAZER - 16.04.2021
Debates em destaque 

14h - Mesa Temática “Lazer Torna a Vida Melhor” 
     Com representantes de quatro diferentes regiões do país (Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), a fim de refletir e discutir elementos da área do lazer, tais como sugestões, desafios e limites de possibilidades de ações que tenham relação com a região de cada convidado. Com Mirleide Chaar Bahia (UFPA), Christianne Luce Gomes (UFMG), Raquel Silveira (UFRGS) e Junior Vagner Pereira da Silva (UFMS). Coordenação Edmur Stoppa e Mariana Bueno.
     Transmissão pelo Youtube da EACH/USP
 
16h – Mesa “Ideias”  
      Com Alberto Acosta e Danilo Santos de Miranda (Sesc SP). O encontro buscará refletir o lazer como um direito social e sua importância no cotidiano, a partir dos olhares e experiências dos convidados. 
      Transmissão pelo YouTube do Sesc São Paulo
 
18h30 - Lançamento do Livro “Planejamento de Lazer e Recreação Comunitário”.
      Com Dr. John Tower (Victoria University - AUS) e Dr. Antônio Carlos Bramante (Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer/GESPORTE-FEF/UnB). Será um bate-papo sobre as reflexões apresentadas no livro, que tem coautoria de John Tower. Ele tem uma abordagem atualizada, baseada em evidências para planejar programas, instalações e serviços comunitários de lazer e recreação que podem ser aplicados a pequenos cenários locais, cidades, regiões, estados e países.
      Transmissão pelo Youtube do Sesc Sorocaba e LAGEL

19h - Live “O lazer e seu impacto na qualidade de vida das pessoas”.
     Promovida pelo Sesc MS, a live irá debater o lazer como fonte de sentido para a vida em um mundo pós pandemia. E também os desafios para o desenvolvimento das políticas públicas de lazer, especialmente em Campo Grande em. 
      Transmissão pelo Youtube do Sesc MS     




Dia Mudial do Lazer worldleisure.org/the-world-leisure-day
Mais informações: www.worldleisureday.org
Instagram: @worldleisureday