Parintins promove série de debates pela cultura

imagem da festa de Parintins que foi suspensa pela pandemia, com apresentação do Boi Garantido e sua torcida em vermelho.
Apresentação do Boi Garatindo, em Parintins, antes da Pandemia. (Elcio Farias/divulgação)

Associação responsável pelos desfiles do Boi Garantido, na festa de Parintins, lidera uma série de discussões sobre a cultura em tempos de pandemia reunindo lideranças de outras manifestações culturais de peso no Brasil.

Ainda que nem todos tenham ido a Parintins para presenciar a festa do Boi Bumbá, a importância do evento é conhecida nacionalmente. Esta pequena cidade do Amazonas é responsável por movimentar a economia do estado de forma relevante. A disputa entre o Boi Garantido e o Boi Caprichoso se compara a rivalidade de equipes de futebol de outras regiões do pais. Como todo o setor cultural, a festa de Parintins também precisou ser suspensa em função do coronavírus e sentiu na pele a crise decorrente disto.

Os números da pandemia no estado do Amazonas assombraram todo o país no final de 2020 e início deste ano. A cidade conhecida mundialmente pela festa do Boi Bumba foi afetada diretamente. “Parintins viveu a dor da pandemia! O Boi Garantido perdeu nos últimos meses mais de 100 integrantes entre associados, artistas e brincantes, em decorrência do vírus. A cultura foi a ponte de conexão entre a dor e a esperança”, relata Antônio Andrade Barbosa, presidente do Garantido.

Arregaçar as mangas e buscar soluções faz parte da história dos dirigentes da festa da Parintins. A partir desta segunda, o Boi Garantido inicia uma série de lives intitulada “Diálogos Garantidos Pela Cultura do Brasil“. O presidente da associação irá discutir com representantes de outras manifestações culturais nacionais soluções para o setor, em tempos de pandemia. O episódio de estreia terá a presença de outro grupo importante no pais: o Olodum. A conversa tem início às 20h e será transmitida pelos canais de youtube de ambos os grupos.

A arte e a pandemia

Ao mesmo tempo em que o setor da cultura precisou interromper seus eventos, devido à pandemia de Covid-19, ele também foi um dos mais requisitados. As atividades presenciais  foram suspensas, adiadas de forma indeterminada ou canceladas em prol da saúde do público e dos profissionais. Por outro lado, é o grande número de eventos online que vem sendo oferecido que consegue trazer um pouco de conforto para todos. O entretenimento é um grande aliado na pandemia, para uma população em isolamento.

O presidente do Boi Garantido, Antônio Andrade Barbosa recebe o presidente do Olodum, João Jorge Santos Rodrigues para este primeiro diálogo. Com eles estará o jornalista Daniel Castro, no papel de mediador desta importante conversa. O projeto Diálogos Garantidos Pela Cultura do Brasil pretende valorizar as entidades culturais de norte a sul do Brasil. Antônio Andrade Barbosa ressalta que são elas “que estão sendo a base para cuidar do universo gigantesco de artistas e suas famílias, e de todos que fazem parte deste segmento da economia”.

Ele completa afirmando que “agora é momento de também priorizar a cultura, os artistas, os profissionais que atuam direta ou indiretamente neste setor”. A série de lives irá reunir lideranças dos maiores grupos e entidades culturais do país, ao longo das próximas semanas. Os encontros serão transmitidos sempre ao vivo, pelo canal de youtube do Garantido e do grupo convidado.  O jornalista Daniel Castro, convidado para a medição irá conduzir a conversa e ficar atento às participações do público pelo chat.

Diálogos Garantidos Pela Cultura do Brasil
Estreia segunda, 26 de abril.
Às 20h, hora de Brasília.
Com Antônio Andrade Barbosa (presidente do Boi Garantido) e João Jorge Santos Rodrigues (presidente do Olodum).
Mediação: Daniel Castro (jornalista)
Transmissão pelos canais no YouTube do Garantido e do Olodum.