Paella Vegetariana na 32ª Restaurant Week São Paulo

prato de paella vegetariana com cogumelos, brocoli e arroz de açafrão, em uma baixela de alumínio
Paella Valenciana de la Huerta, é a opção vegetariana do espanhol do Ipiranga.

Restaurante Espanhol no Ipiranga serve ‘Paella à vontade” e sua versão sem proteína animal, além de outros clássicos da culinária espanhola durante festival gastronômico

A 32ª edição da São Paulo Restaurant Week que acontece até dia 19 de maio se rende a uma tendência cada vez mais presente na cidade: o vegetarianismo. Um dos principais festivais gastronômicos da América Latina, tem nesta edição o tema “Revolução Vegetariana”. A proposta é que todos os restaurantes participantes incluam ao menos um menu sem proteína animal entre as opções para seus clientes.

O Paellas Pepe, restaurante que fica no bairro do Ipiranga, participa já há algumas edições do festival e vê no evento uma oportunidade de apresentar a culinária tão característica da Espanha, ao publico. “A Restaurant Week é uma oportunidade de viver a experiência completa do Paellas Pepe, desde o ambiente acolhedor até os pratos preparados para proporcionar uma verdadeira imersão gastronômica”, comenta Fábio Benedetti, chef e sócio do Paellas Pepe.

Para esta edição, o restaurante oferece, no jantar, o menu completo por 69,90 reais, com duas opções em cada etapa. Para a entrada, Patatas Bravas, uma porção de batatas rústicas fritas, que são servidas com um molho levemente picante à base de páprica defumada ou a Pan Tumaca con Jamón Serrano, saborosa Tapa, típica da Catalunha, que é produzida com pão levemente tostado, acompanhado de molho de tomates maduros com alho e azeite espanhol extra virgem e jamón.

A primeira opção de prato principal é a já conhecida Paella del Pepe, receita familiar de preparo artesanal ao vivo, feita com carne de frango, arroz, legumes, açafrão importado e generosas quantidades de frutos do mar. Quem optar por este prato poderá se servir à vontade, como é o modelo tradicional do restaurante. Alinhado com o tema do evento, o chef inclui no menu a Paella Valenciana de la Huerta, versão sem proteína animal preparada com muitos legumes, champignon e temperos importados como o azafrán.

Como prato principal é possível escolher ainda, o Estofado de Toro, o prato é feito com rabo bovino marinado em especiarias e cozido lentamente em um molho cheio de sabor. Ele é servido com purê de grão de bico e folhas de agrião. 

As opções de sobremesa serão talvez a decisão mais difícil a ser tomada: Crema Catalana, doce preparado com um creme a base de leite e canela e cobertura de açúcar caramelizado, ou o Churros con Dulce de Leche, que combina churros de massa crocante por fora e macia por dentro com um cremoso doce de leite.

Chef Aprendiz

Já há alguns anos, São Paulo Restaurant Week propõe aos clientes que participam do evento, que contribuam com o projeto Chef Aprendiz (leia a respeito aqui), iniciado aqui na zona sul da capital, que ja beneficiou centenas de jovens. A sugestão é uma doação de R$2,00 por menu consumido para a organização, pagos junto com a conta do restaurante. Na edição passada, o Paellas Pepe foi um dos que mais doações captou, ao lado dos restaurantes Camarões (na Vila Nova Conceição) e La Piadina (na Vila Olímpia). 

Paella Vegetariana na SPRW
Paellas Pepe
De terça a domingo, a partir das 19h
Rua Bom Pastor, 1660 – Ipiranga
Reservas (11) 3798-7616 ou pelo WhatsApp no (11) 95219-0265

Para checar os restaurantes participantes e quais menus oferecidos, acesse este link. Em Moema Índios ou Pássaros são oito locais, além de vários outros nos bairros da região.

Para doações diretas ao Projeto Chef Aprendiz, acesse: chefaprendiz.com.br/sprw-doacao