Festival Consumo Consciente acontece esta tarde

logo com os dizeres consumo consciente

Com programação online e gratuita o evento ira abordar o combate ao desperdício e a economia circular, em temas mais amplos como a sustentabilidade e a gastronomia. Hoje, 28 de abril, das 14h às 18h.  

Semeando Bons Hábitos: este é o tema central do festival que acontece esta tarde, com a participação de importantes nomes ligados à sustentabilidade e ao consumo consciente. Especialmente durante este últimos meses, com a pandemia, muito foi debatida a necessidade de uma mudança de comportamento geral, não apenas no âmbito pessoal, mas também no corporativo. Esta nova visão deve estar presente nas oficinas de gastronomia, nos painéis sobre iniciativas não governamentais relacionadas ao tema. Serão apresentadas, ainda, três  atrações musicais ligadas a projetos que trabalham com jovens e crianças em situação de  vulnerabilidade.  

A mudança de percepções e valores, segundo os organizadores do Festival Consumo Consciente levou a outra transformação importante: no lugar de questionar ações sustentáveis, passou-se a valorizar o fazer. Pensando nisso, serão mostradas iniciativas reais, algumas periféricas, sobre economia circular e redução de desperdício. Será apresentada a campanha global Stop Food Waste Day que acontece em mais de 40 países. Seu objetivo é educar e promover mudança de comportamento em relação ao desperdício de alimentos, ensinando e incentivando o uso de alimentos na integra, em receitas saudáveis.

Programação

14h00 – Painel #1
Inovação e Economia Circular – com Fernando Calamita , Fernando Beltrame , Mara Baggio e Valéria Paschoal.

14h45 – Oficina Gastronomica #1
Oficina com a Chef Carina Müller – Como comprar alimentos de maneira eficiente e fazer com que durem mais. 

15h00 – Atração Musical #1
Sax in The Beats, ao vivo!

15h25 – Campanha de doação do Festival
Apresentação de ações sociais desenvolvidas no Brasil.

15h30 – Oficina Gastronomica #2
Oficina com o Chef Renato Caleffi – Como aproveitar totalmente os alimentos.

15h50 – Painel #2
Concurso Stop Waster Food – desafio Global de receita contra o desperdicio com os chefs Cleber de Oliveira e Wagner Barbosa.

16h10 – Atração Musical #2
Entrevista com integrantes do Grupo musical Kick Bucket em que apresentam o processo sustentável de confecção de seus instrumentos com utensílios de cozinha + Apresentação Musical.

16h30 – Oficina Gastronômica #3
Oficina com a Chef Anna Elisa de Castro – Receitas criativas sem desperdiçar nenhum alimento.

16h45 – Oficina Gastronômica #4
Sabor de Fazenda – Oficina prática com Sabrina Jeha e Silvia Jeha: Como fazer sua própria horta.

17h00 – Painel #3
Semeando bons hábitos: empresas sustentáveis. Com Marcos Palmeira, CEO da Fazenda Vale das Palmeiras, Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan e Derek Gallo, CEO da Awí Superfoods

17h20 – Entrevista #1
Entrevista com maestro Paulo Rydlewski, da Filarmônica de Paraisópolis – Lançamento ONG para doação de instrumentos

17h30 – Entrevista #2
Entrevista com Monica Rydlewski sobre a Horta Comunitária em Parasópolis

17h50 – Encerramento – Atração Musical #3
Orquestra Filarmônica de Paraisópolis – videoclipe com imagens de pessoas de todo o mundo relacionadas com a musica e seus encantos. + Apresentação musical

Sobre o Festival: festivalconsumoconsciente.com/ 

Stop Food Waste Day Brasil – Juntos contra o desperdício
Site mundial www.stopfoodwasteday.com
Site Brasil www.stopfoodwasteday.com.br 
Instagram @stopfoodwastedaybrasil
A primeira edição do Festival do Consumo Consciente foi contemplada pelo ProAc, realizado com recursos do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Patrocínio da GRSA, apoio Institucional do Stop Food Waste Day, produção Veredas e Eccaplan e Co Produção 2 Marias e Acomz. Apoio: IFCO Caixas Sustentáveis, Pink Farm Orgânicos, MR Veggy Plant Based, Awí Superfoods (Produtor de Açaí), Greenpeople, B. Live.
Selo Evento Neutro 
O Festival Consumo Consciente possui o Selo Evento Neutro, por quantificar, reduzir e compensar as emissões de CO² provenientes dos deslocamentos dos Convidados e das pessoas envolvidas na organização do evento, o consumo de energia e os resíduos gerados. Além disso, o Festival aderiu a Campanha Sou Resíduo Zero: os resíduos orgânicos das oficinas serão destinados à compostagem e as embalagens, para reciclagem.