Visite a Pinacoteca de São Paulo sem sair de casa

reprodução da imagem em 360 de uma das salas da pinacoteca no tour virtual pelo museu
reprodução - tour virtual pela Pinacoteca de São Paulo.

Através do site da Pinacoteca, é possível passear pela exposição OSGEMEOS: Segredos, navegando em 360º e entrando nas salas e corredores do museu.

Passeios culturais fazem muita falta à maior parte das pessoas nesta pandemia. Com a flexibilização das regras de isolamento, alguns locais já recebem publico presencial com limite de 25% de lotação. Por sorte ainda há aqueles que disponibilizam formas virtuais de visita. É o caso da Pinacoteca de São Paulo, que permite a visita gratuita, a qualquer hora da exposição OSGEMEOS: Segredos, com mais de 1000 itens dos artistas.

O tour online inclui ainda uma entrevista gravada com o curador da mostra e diretor-geral da Pinacoteca, Jochen Volz, que fala sobre as particularidades desta mostra. Para quem tem vontade e possibilidade de fazer a visita presencialmente, é preciso reservar ingresso com antecedência, pelo site, sabendo que há a possibilidade de alterações no Plano São Paulo e, portanto, de alteração das restrições à visita, não estando descartado um novo fechamento. A exposição foi prorrogada até 09 de agosto de 2021.

OSGEMEOS: Segredos

A experiência virtual em 360º da mega exposição está disponível sem bloqueio geográfico pela internet, o que possibilita também a quem está fora de São Paulo e do Brasil, a visita. As obras dos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo estão distribuídas por 10 espaços diferentes, sendo 7 salas expositivas, além do octógono, hall e do pátio. Uma das obras mais festejadas que faz parte deste acervo é o B-Boy, escultura de 18 metros de altura, da coleção particular dos artistas.

A mostra foi inaugurada em outubro, seguindo regras de lotação máxima e distanciamento, além de exigência de uso de máscara. Até março, quando houve novo fechamento, foram mais de 90 mil pessoas contemplando as obras dos Gêmeos. Hoje a Pinacoteca está novamente aberta, porém existe um limite de 25% de público e controle de locomoção dentro do espaço do museu, que deve ser respeitado. O estacionamento para carros está fechado e o café só recebe visitantes da exposição, nos horários previamente agendados.

Pinacoteca de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo
Praça da Luz, 02 (visitas apenas com agendamento)
Tour virtual OSGEMEOS: http://pinacoteca.org.br/tourvirtualosgemeos/
Instagram: @pinacotecasp/
A mostra tem patrocínio de Bradesco (cota apresenta), Samsung e Grupo Boticário (cota master), IRB Brasil RE (cota platinum), Iguatemi São Paulo e GOL Linhas Aéreas (cota ouro), escritório Mattos Filho, Allergan, Cielo e Comgás (cota prata) e Havaianas (cota bronze). O tour virtual foi produzido com apoio da Bloomberg, através de seu programa de filantropia corporativa, sem uso de leis de incentivo.