Dia Mundial da Doação de Leite Humano

Celebrada em 19 de maio, este ano a data trouxe o slogan “Doação de leite humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”

A Rede Global de Bancos de Leite Humano tem membros em diversos países das Américas, Africa e Europa. A cada ano é criada uma campanha global para lembrar da importância da doação de leite materno, com ações coordenadas. Em 2021, o slogan lembra as mudanças que foram impostas pela Covid-19, inclusive em diversas famílias e ressalta que doar leite materno pode ser uma fonte de esperança. No Brasil, a coordenação da rede está na Fiocuz, no Rio de Janeiro. O trabalho é articulado com o SUS e replicado em 224 bancos em todos os Estados da federação.

Além de captar doações e entregar a quem precisa, os Bancos de Leite Humano (BLHs) realizam atendimento de orientação e apoio à amamentação. Mulheres que produzem uma quantidade de leite maior que o consumido por seus filhos podem ser doadoras. O leite irá ajudar não apenas a bebês internados que não podem receber amamentação, como eventualmente filhos de mães que não tiveram a felicidade de ter leite. Outro ponto importante é que, para algumas doadoras, esta ação promove um alívio das mamas, em casos de produção excessiva de leite.

Adesão da Iniciativa Privada

Algumas empresas, ligadas ao universo materno, aderem à causa e ajudam a promover a campanha. É o caso da MAM Baby, marca de bicos de mamadeira e chupetas, que desenvolveu informativos para publicação em suas redes sociais, com informações sobre a doação de leite e seus benefícios. Toda mulher saudável que amamenta pode ser doadora de leite humano. A MAM Baby destaca em seu informativo que um litro de leite pode alimentar até dez crianças, internadas ou impossibilitadas de mamar do peito de sua mãe.

Orientações sobre a Extração do leite*

Antes da extração do leite, lavar a mama apenas com água e secar com uma toalha limpa. Para evitar contaminações, a mãe deve cobrir os cabelos com um lenço ou uma touca, além de buscar por um local limpo e tranquilo.
O leite deve ser retirado depois que seu bebê mamar, quando as mamas estiverem muito cheias ou em caso de excesso de produção de leite. 
Geralmente são utilizadas bombas para a extração do leite da mama. 
O armazenamento deve ser realizado em recipientes de vidro ou próprios para doação, lembrando sempre de esterilizá-los antes. 
É recomendado deixar um espaço de dois dedos abaixo da tampa e, após finalizar a coleta, fechar bem o recipiente e guardá-lo na geladeira ou freezer. O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.
Para informações sobre onde entregar ou requisitar coleta em casa, ligar para o Disque Saúde, no número 136, ou UBS mais próxima.

*orientações fornecidas pela MAM Baby

Orientações sobre cuidados para extração do leite e armazenamento também são encontrados no site da rede, neste link: rblh.fiocruz.br/como-coletar-o-leite-humano-para-doacao

Para saber mais sobre a Rede Global de Bancos de Leite Humano, acesse rblh.fiocruz.br/rede-blh