Cultura online nesta sexta, sábado e domingo

imagem de músicos de uma orquestra no palco, todos em pé, vistos de longe, no momento de agrdecimento.
Orquestra Ouro Preto - foto: Íris Zanetti
Atualizado em 21.05, às 13h.

Programação virtual do fim de semana tem espetáculo circense, performance teatral, dança e shows musicais.

A fase de transição do Plano São Paulo foi confirmada pelo governo até dia 31 de maio. O horário permitido para as diversas atividades comerciais e culturais se encerra às 21h, quando também inicia o chamado ‘toque de recolher‘. Ficar em casa e evitar encontros e aglomerações ainda é a melhor forma de se prevenir contra o coronavirus. Para ajudar na ‘motivação’, listamos algumas opções de entretenimento gratuito de cultura online para diversos públicos.

Entre as atrações, destaque para dois dias de show transmitidos direto de Niterói no Rio de Janeiro. O evento será em ambiente aberto e sem público e reune seis cantoras de peso. A comemoração de dez anos de um grupo teatral da periferia paulista é outro destaque. As dicas de cultura online neste fim de semana incluem um espetáculo circense para o público adulto. O conteudo desta agenda cultural pode ser atualizado ao longo do dia, com mais dicas para todos os estilos de espectadores.

Cachimônia
Espetáculo que mistura circo, música, humor e artes plásticas para contar a história de um casal que vive no campo e participa de uma jornada de embriaguez dos sentidos. Com truques, magia, acrobacia e equilibrismo. A direção é de Tato Villanueva, ator, palhaço e diretor argentino em parceria com Lu Lopes, a palhaça Rubra. No elenco, Nié Pedro e Maíra Campos
Cachimônia
Sexta (21), às 20h.
Duração: 50 minutos
Classificação livre.
Pelo Youtube: Canal do Youtube da Cia Artinerant’s  
Fêmea
Performance do grupo Rosas Periféricas, que completa dez anos e realiza uma mostra de repertório. Fêmea é uma montagem de 2012, sua primeira produção totalmente autoral. Fêmea é um ato performativo que reflete sobre a vida das mulheres, sobre performance e ocupação de espaços cênicos não convencionais. No ato, são relembradas e apresentadas cenas da primeira apresentação, além de releituras de performances criadas por mulheres.
Fêmea
Sábado (22), às 20h
Espetáculo gravado em vídeo.
Duração 25min
Classificação 12 anos. 
Pelo canal de Youtube GrupoRosasPeriféricas ou Facebook rosas.perifericas
Festival "Cultura nas Estações"
Serão dois super shows, que fazem parte do projeto "Cultura nas Estações", ediçao de outono. As apresentações serão ao ar livre, sem plateia, no museu Caminho Niemeyer, em Niterói. RJ. O mestre de cerimônicas será Tony Garrido, que terá os atores Rafael Zulu e Juliana Knust interagindo com o público online.

Shows de Elba Ramalho, Preta Gil e Sandra de Sá.   
Sábado (22), às 16h
Duração: 2h30min
Classificação 12 anos
Pelo Youtube da Enel Brasil 

Shows de Vanessa da Mata, Negra Li e Fernanda Abreu  
Domingo (23), às 16h
Duração: 2h30min
Classificação 12 anos
Pelo Youtube da Enel Brasil 
* Nas duas datas, os shows também poderão ser assistidos às 18h30, pelo canal de TV Music Box Brasil. 
Orquestra Ouro Preto - Aha
Somos fãs da Orquestra Ouro Preto e suas ações sociais, então aqui está uma sugestão de live que já aconteceu, mas vale ser vista muitas vezes. Em 1º de maio, mais uma vez estes músicos uniram o erudito ao contemporâneo e tocaram diversas músicas do A-Ha, uma das bandas mais tocadas nos anos 80. Foi o primeiro concerto da temporada 2021 da Orquestra, que começa com “Take On Me” de 1985 e segue com diversos outros sucessos do grupo norueguês. Esta apresentação especial já teve mais de 120mil visualizações no Youtube e recomendamos muito.
Orquestra Ouro Preto – A-Ha
Gravado no Grande Teatro do Sesc Palladium (Belo Horizonte/MG).
Assita pelo Canal da Orquestra Ouro Preto no Youtube
Classificação Livre
A Convidada
Serão dois episódios da série virtual, que conecta diferentes personagens de uma atriz circense através de um fio condutor: o arame.  A aramista Maíra Campos é uma dançarina-equilibrista sai de dentro de sua saia de tule, como um bicho que se desvencilha de um casulo. Nua e livre, ela passa a usar máscaras e roupas que remetem a personagens que fizeram parte de seu cotidiano artístico em dez anos de picadeiros, palcos e ruas das cidades. O episódio "Alquimias Internas", no sábado, trata de registros visuais de coreografias em sala de ensaio com o bailarino e coreógrafo Henrique Lima e a diretora Lu Lopes. No domingo, o episódio final de "A Convidada” traz um bate-papo com a produtora Carolina Scauri, da Vibrante Filmes e a diretora Lu Lopes.
A Convidada
Sábado (22) e domingo (23), às 21h.
Classificação: 18 anos - Conteúdo: Adulto (cenas de nudez)
Pelo Youtube: Canal do Youtube da Cia Artinerant’s  
A apresentação de “Cachimônia” faz parte das ações do projeto aprovado no ProAC Expresso da Lei Aldir Blanc, que em razão da pandemia da COVID-19 foi adaptado para o formato digital.
As apresentações de “A Convidada” fazem parte das ações do projeto Relações por um Fio contemplado na 5ª edição de Fomento ao Circo, da Secretaria Municipal de Cultura, da Prefeitura de São Paulo.
“Cultura nas Estações” tem o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e Enel Distribuição Rio e apoio da Prefeitura de Niterói e do Caminho Niemeyer.
Rosas Faz 10 anos – Memórias de Um Teatro Maloqueiro – projeto contemplado pela 34ª edição do Fomento ao Teatro, realizado com apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura”