19 de junho – Dia Nacional do Luto

em fundo preto a inscrição 19 de junho, Dia Nacional do Luto

Com a pandemia, a relação de toda a população com a morte mudou, de certa forma. Com o país chegando próximo às 500mil vidas perdidas, poucos brasileiros não têm entre seus conhecidos alguém que esteja entre elas.

O Dia Nacional do Luto é celebrado mais de uma vez, ao longo do ano. Duas datas têm mais referências: dia 19 de junho e dia 07 de agosto. O termo Luto, vem do latim “lucto”*, é um sentimento profundo de tristeza e pesar pelo fim de algum ciclo, especialmente a morte de alguém. O período de luto pode ser vivido de diferentes formas e é encarado, assim como a morte, de maneira distinta pelas diferentes crenças. Com a pandemia, a despedida dos entes queridos que perderam a vida precisou ser abreviada, com alterações nas regras de velórios e cerimônias.

Profissionais de saúde, especialmente psicólogos e psiquiatras, dão uma importante ajuda neste momento a familias, para que trabalhem de forma menos dolorida suas perdas. As crianças são foco de atenção, uma vez que para elas é ainda mais pesada a situação presente. A quantidade de perdas, todos os dias, supera diversos desastres vividos no país, como incêndios e quedas de aeronaves. Neste momento, buscar apoio é fundamentao. Diversas entidades promoveram palestras e eventos em torno do Dia Nacional do Luto, para dar mais suporte a seus colaboradores.

No Rio Grande do Sul, em Arroio do Meio, a psicóloga Karla Künzel, do Hospital São José*, falou aos colaboradores na manhã de sexta-feira, 18. Ela explicou que “o objetivo do luto é incorporar à mente uma perda ocorrida na realidade, e que esse processo se caracteriza pela repetida rememoração de sentir falta, sempre acompanhado pelo sentimento de tristeza“. Ela conversou com os presentes sobre as fases que são atravessadas do luto e comentou que o processo demanda não apenas tempo, mas “investimento nas lembranças relacionadas à pessoa perdida”.

Fontes: significados.com.br/luto/ e divinaprovidencia.org.br/dia-nacional-do-luto-hospital-sao-jose/

VACINAÇÃO E DISTANCIAMENTO SOCIAL
Para reduzir o número crescente de casos e mortes por Covid-19, é fundamental a conscientização sobre a pandemia. Vacina é uma das principais formas de evitar as formas graves da doença (leia aqui), assim como também o distanciamento fisico e as medidas de higiene. Apesar da vacinação contra o coronavirus não ter um cronograma e orientação unificados nacionalmente, vários municipio, e a capital paulista entre eles, procuram tornar mais efetiva a campanha. 
Para ter acesso ao cronograma de vacinação, procure os dados oficiais. 
Em nossas redes sociais publicamos constantemente os informes da Secretaria de Saúde de São Paulo, que pode ser acessados diretamente neste link.
Se chegou seu dia de ser vacinado ou tomar a segunda dose, consulte o serviço "filômetro" da prefeitura, para evitar aglomerações nos postos. Os dados são atualizados pelas próprias unidades de saúde, postos e megapostos. O link é deolhonafila.prefsp