Shopping Ibirapuera tem ponto de coleta de livros e cadernos usados

fachada do local de arrecadação de livros e cadernos para a ONG Passarte no Shopping Ibirapuera
imagem - divulgação

O centro comercial de nossa região cede um espaço para a Associação Passarte recolher doação de materiais usados de papelaria, livros didáticos e outro livros usados.

A Associação Passarte nasceu há cerca de 10 anos no Rio Grande do Sul, por iniciativa de estudantes de uma escola pública e um professor. Os jovens já andavam descontentes ao ver que muitos cadernos eram jogados fora com apenas metade de suas folhas usadas. O empurrãozinho do professor, pedindo doação de materiais para crianças carentes, foi o começo de um trabalho que já expandiu suas fronteiras e ampliou milhares de vezes sua atuação. Hoje a associação recebe doações de livros e cadernos usados em todo o país e tem uma rede de empresas parceiras para apoiar na logística reversa.

O Shopping Ibirapuera é um dos empreendimentos que apoia a iniciativa, cedendo um espaço de captação de doações. O stand fica no piso Jurupis, ao lado da loja Imaginarium. Lá é possível doar todo tipo de material de escritório, ou escolar, como papéis, livros e cadernos usados. Todo este material é enviado a diferentes parceiros. Há gráficas que remanufaturam os cadernos, para posterior doação ou venda a escolas através de editais de incentivo à cultura ou educação. Livros são vendidos a baixo custo para sebos parceiros e o restante dos papéis, que não pode ser reaproveitado, é vendido por quilo para reciclagem.

Parcerias e resultados

Hoje a Passarte tem uma rede de 37 parceiros, em 12 estados brasileiros. A maior parte deles, segundo a instituição é de recicladoras, autorizadas a coletar exemplares vencidos do Programa Nacional do Livro Didático. A parceria com o Shopping Ibirapuera já tem cinco meses. É natural que, em função da pandemia, nem todo o público usual do shopping tenha conhecido o programa. Com a ampliação da retomada do comércio, vai ser mais comum passar em frente ao stand e reconhecê-lo. Ainda assim, já foram contabilizadas doações de mais de 2600 livros e cerca de 300 cadernos.

Os responsáveis pelo projeto calculam que esta quantidade de material doado tenha um  Impacto ambiental de 22,6 árvores salvas. A associação se posiciona como um negócio de impacto socioambiental (NIS), desta forma, outros cálculos de ganhos também foram feitos. Há o impacto financeiro para os negócios dos parceiros, que foi de R$ 4.931. E com relação ao impacto social mensurável, foram produzidos 11 kits de material escolar para estudantes de escolas públicas, com cinco cadernos remanufaturados e personalizados em cada kit. Outro impacto que não pode ser calculado é o de transformação da sociedade e conscientização desde a infância da importância do ato de doar.

Parceria com o Ibirapuera

O Gerente de Marketing do Shopping Ibirapuera, Ricardo Portela, comemora o resultado da parceira. “Estamos muito felizes com o retorno dessa ação com a Passarte. Aqui estamos recebendo todos os tipos de livros, cadernos, apostilas, arquivos de empresa, papéis em geral, jornais e revistas usados. Ao contribuir com a Passarte, as pessoas contribuem com o meio ambiente, gerando menos lixo e apoiando a reutilização de materiais de maneira ecologicamente correta e sustentável”, comenta. Esta ação não tem prazo definido para término e o ponto de coleta obedece o mesmo horário de funcionamento do Shopping, que neste momento do Plano São Paulo é das 10h  às 21h.

Saiba mais

Passarte
Arrecadação de materias de escritório e escolar usados
Site passarte.org.br
Stand de coleta no Shopping Ibirapuera
Piso Jurupis, ao lado da Loja Imaginarium.