Painel Segurança Viária discute Urbanismo Tático

imagem de satélite mostrando ruas iluminadas da cidade, como em uma teia de aranha.

O conceito de pequenas intervenções urbanas temporárias, que vão de pintura a estímulos à mobilidade ativa, tem como fim a reapropriação da cidade pelas pessoas.

O Painel de Segurança Viária, promovido pelo Instituto Cordial, irá mostrar como intervenções temporárias podem causar mudanças positivas nas cidades. A live chamada de “Urbanismo tático: do processo de implantação à avaliação das intervenções” acontece nesta terça, dia 20, a partir das 10h, no YouTube. O analista sênior de mobilidade ativa da WRI Brasil, Diogo Dias Lemos e a coordenadora regional para Road Design e Mobilidade da Vital Strategies, Beatriz Rodrigues Andrade, apresentam o conceito.  

A técnica promove a reapropriação do espaço urbano por seus usuários originais: as pessoas. Assim como outras discussões sobre a cidade do futuro, o movimento do Urbanismo Tático também é amplificado em função do contexto atual. A pandemia acelerou essa busca por uma cidade mais amigável. De uma forma geral, os governos têm problemas em resolver questões de mobilidade e habitação.  Ao ‘ressignificar’ lugares a partir de mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo, o urbanismo tático cria um novo jeito de cidade.

Ele motiva as pessoas a repensarem seus hábitos por meio dos diferentes encontros e trocas que esses espaços possibilitam. Há vários exemplos pelo mundo e mesmo em algumas cidades brasileiras, que já experimentam estas mudanças. Os projetos em geral têm como objetivo a readequação do espaço viário, o que pode incluir a valorização dos espaços livres públicos. São intervenções promovidas muitas vezes por grupos comunitários ou organizações não governamentais.  

A live desta terça, 20, está inserida no Painel da Segurança Viária, iniciativa do Instituto Cordial. Ele cria espaços de discussão e estudos sobre segurança viária baseada em evidências. Reforça a necessidade de se aprofundar o debate sobre as relações entre os sinistros de trânsito e as características do sistema viário das cidades. Como consequência, o Painel contribui para a orientação de políticas públicas e ações voltadas à mobilidade segura. O projeto tem patrocínio de Itaú e Amobitec.

Urbanismo tático: do processo de implantação à avaliação das intervenções
Com Diogo Dias Lemos e Beatriz Rodrigues Andrade
Terça(20), às 10h.
Não é preciso inscrição prévia.
Assista a live pelo canal de Youtube do Painel Segurança Viária
Conheça o projeto em: Instituto Cordial - Segurança Viária