Música ao vivo, música em VT, teatro, debates e outros eventos preenchem o fim de semana, seja com ou sem comemoração do Dia dos Pais
Todas as sextas-ferias, publicamos em Moema e Região dicas de cultura na web, como forma de incentivar a todos preferir uma programação em casa. A pandemia não passou, os números estão melhorando, mas ao mesmo tempo, existe uma preocupante ‘variante Delta’. São Paulo tem uma grande parte de sua população adulta vacinada, mas não é momento de descuidar. Recomendamos sempre que todos sigam as orientações de cientistas e profissionais da saúde.
A partir deste fim de semana, as dica de programação passam a incluir também alguns eventos com ingresso pago. Lembramos que a classe artística, que não é formada apenas pelos nomes em cena, sofreu bastante com a paralisação. Além das ajudas voluntárias, alguns artistas e grupos já passam a cobrar ingressos. Como forma geral, os valors praticados para consumo de cultura na web são acessíveis e bastante inferiores ao valores de eventos presenciais.
Lembramos que todas as dicas e informações são fornecidas pelos promotores dos eventos. Lembre de chegar sempre, através dos links e meios indicados em cada sugestão.
Música ao vivo
Show Estradar - Casa Museu Ema Klabin Os músicos Tiago Fusco e Verlucia Nogueira se apresentam ao vivo, em um mergulho investigativo e criativo na música do poeta e compositor Elomar Figueira Mello. O repertório do show está também em um CD homônimo da dupla, que contou com a direção artística de João Omar, filho e parceiro musical de Elomar. Estradar, Tiago Fusco e Verlucia Nogueira Sábado (07), às 16h30 Classificação 16 anos Assista pelo canal da Casa Museu Ema Klabin
Cultura nas Estações Festival promovido pela Enel, celebra as estações do ano. Neste fim de semana, será homenageado o inverno! Os shows são apresentados ao vivo, direto do palco montado no Caminho Niemeyer, em Niterói.RJ. Esta edição conta com a participação de Nando Reis, Marcelo D2, Samuel Rosa, Martinho da Vila, Marcelo Falcão e Diogo Nogueira. O mestre de cerimonia do evento é Toni Garrido, que faz um packet show de aquecimento para o festival, nesta sexta à noite. Como aconteceu na edição anterior do "Cultura nas Estações", os atores Rafael Zulu e Juliana Knust, irão participar das transmissões, interagindo com o público de casa. A ação social proposta na primeira edição será retomada: haverá um QR Code na tela, através do qual é possível fazer doações que serão revertidas para compra de cestas de alimentos orgânicos, que serão entregues à Federação das Associações de Moradores de Niterói. Na primeira edição do festival, realizado em maio, o projeto arrecadou mais de R$ 11 mil e o valor beneficiou 250 famílias com alimentos orgânicos. Cultura nas Estações Sexta (06), às 20h Pocket show de Toni Garrido Assista pelas redes sociais Facebook e Instagram Sábado (07), às 16h Shows de Diogo Nogueira, Martinho da Vila e Mart’nália e Marcelo Falcão Assista pelo canal de Youtube da Enel Brasil Domingo (08), às 16h Shows de Marcelo D2 e Sain; Nando Reis e Sebastião Reis; e Samuel Rosa e Juliano Alvarenga Assista pelo canal de YouTube da Enel Brasil Os shows do fim de semana também serão exibidos pelo canal MusicBox, nas operadoras Claro, NET, Oi e Vivo, a partir das 18h30. Mais informações sobre o evento e atividades paralelas em www.culturanasestacoes.com.br
Circo em espetáculo itinerante
Las Manas e o Apocalípse O espetáculo da Trupe Las Manas aborda o atual estado de calamidade pública que enfrentamos, para além da pandemia. Temas como a falta de empatia e as crises ambientais também são lembrados. A dramaturgia é de Tessi Ferreira, a partir de uma narrativa circense, em especial a palhaçaria feminina e o teatro de sombras. O grupo de apresenta em diferentes espaços da cidade, com transmissão pelo Facebook. Após cada espetáculo estão previstas rodas de bate-papo sobre a ação de profissionais que atuam nas coxias, como dramaturgas, iluminadoras e sonoplastas. Las Manas e o Apocalípse Sexta (06), às 19h Assista pelo Facebook do Centro Cultural Pombas Urbanas Bate-papo após a apresentação sobre ‘Dramaturgia’ com a participação de Carolina Esteves, Lídia Martins e Tessi Ferreira. Sábado (07), às 19h Assista pelo Facebook da Casa de Cultura São Miguel Bate-papo após a apresentação com a Orientadora Artística Gabi Zanola. Domingo (08), às 16h A partir do CEU Três Pontes Assista pelo Facebook da Trupe Las Manas Bate-papo após a apresentação com a Figurinista Denise Maria Guilherme. Na próxima semana, espetáculos quinta, sábado e domingo.
Comemorações online
Releitura Dramática - Núcleo Bartolomeu Já está chegando ao final a sequencia de releituras dramáticas promovitas pelo Núcleo bartolomeu, em comemoração pelos seus 20 anos de história. A proposta "Nós por outres" foi trazer para o próprio grupo a visão de parceiros e amigos, interpretando obras que fizeram parte do acervo do Bartolomeu. Uma oportunidade dos componentes do grupo verem, através do olhar do outro, sua própria história. As releituras feitas por grupos convidados vem sendo realizadas às sextas, desde o dia 09 de julho. A exibição é aberta e gratuita, pelo Facebooke e Youtube do Núcleo Bartolomeu. Orfeu Mestiço – Uma Hip-Hópera Brasileira Sexta (06), às 20h Pelo canal de Youtube do Núcleo Bartolomeu. Na próxima semana, sexta, dia 13, será exibida "Antígona Recortada".
Releituras do espetáculo FIM? - Grupo Esparrama Este é o terceiro de uma série de sete fins de semana, com apresentações especiais de convidados do grupo de teatro Esparrama e suas reflexões sobre temas levantados no espetáculo infantil “FIM?”. A série, exibida ao vivo pelo Facebook, recebeu o nome de “Conheça Outro Fim” e trata assuntos como preservação do meio ambiente, empatia e diálogo. Classificação livre Tradução em Libras Assista pelo perfil do Grupo Esparrama no Facebook Todos os Sábados e domingos, às 15h, até dia 05 de setembro, com convidados variados. Leia matéria completa em Grupo Esparrama fará lives de espetáculo infantil pelo Facebook
Giramundo 50 anos - Os Orixás O grupo de teatro de bonecos Giramundo completa 50 anos e preparou uma sequencia de três espetáculos significativos de sua história para a comemoração. Está no ar, pelo Youtube até a próxima terça, dia 10, "Os Orixás". Criado há 20 anos, o espetáculo tem constante atualização. Ele trata da gênese do mundo, da terra e do homem e a riqueza do panteão africano, seus deuses e heróis, sua mitologia e sua cosmogonia. A montagem ressalta a assimilação da cultura Iorubá pelos brasileiros. “Os Orixás” foi a última produção do Giramundo dirigida pelo criador do grupo, falecido em 2003. Os Orixás Até terça, dia 10 de agosto. Classificação Livre Assista pelo Youtube do Giramundo Fechado a sequencia de espetáculos disponibilizados, entre 11 e 25 de agosto, será exibido “As Aventuras do Dr. Botica”. O primeiro espetáaculo da série, já exibido, foi A Bela Adormecida, de 1971.
Poesia online
Festival Arte de Toda Gente Como parte do Festival, a Mostra de Videopoesia reúne autores de 14 estados brasileiros, de norte a sul, com curadoria do artista multimídia e pesquisador Tchello d’Barros. Dois dos poetas selecionados para a mostra são surdos - Edinho Santos (SP) e Yanna Porcino (PB) – que se apresentam em Libras. O projeto é uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música. Mostra de Videopoesia Sábado (07), às 18h Assista pelo site www.bossacriativa.art.br ou pelo canal Arte de Toda Gente no Youtube
Aniversário online
Fafá de Belém - live de aniversário Uma das cantoras mais carismáticas do país, faz aniversário de Fafá de Belém. O show online acontece ás Fafá de Belém Domingo (08), às 19h Ingressos a R$50. Compre pela Sympla Após o espetáculo, Fafá estará ao vivo na sala da web, para um bate-papo com a plateia.
A temporada de Conheça outro Fim? é uma das ações da última etapa da “Circulação do FIM?”, projeto do Grupo Esparrama contemplado na 11ª edição do Prêmio Zé Renato, da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo.
As apresentações do Giramundo fazem parte do plano de contrapartidas ao projeto do Museu Giramundo realizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte
O espetáculo Estradar, na Casa Museu Ema Klabin, tem apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio do ProAC ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e patrocínio da Klabin S.A.
A circulação do espetáculo Las Manas e o Apocalipse foi contemplada pelo Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais do Município de São Paulo – VAI e é organizado pela Trupe Las Manas.