CVV leva famosos a vazarem conteúdo sensível nas redes

imagem de uma tela com imagem desfocada e o texto: "Conteúdo sensível. Este vídeo pode apresentar conteudo explícit ou de violência
Divulgação/CVV

Pelo terceiro ano seguido, o CVV tem a adesão voluntária de famosos para a campanha de conscientização sobre o suicídio, através das redes sociais

 

O setembro amarelo é uma data internacional, escolhida como mês de conscientização sobre o suicídio e a saúde mental. No Brasil, uma das organizações mais importantes que trabalha de forma gratuita ao longo do ano com o tema é o CVV, Centro de Valorização da Vida. Há três anos, a entidade propõe ações para pessoas famosas, entre artistas, jornalistas e influenciadores, para chamar a atenção de seus seguidores ao tema. Já foi realizada a exclusão de perfis por 24h, em 2019 e o desafio de 40 segundos (‘sim/não’), ano passado. Em 2021, serão publicados vídeos marcados como “conteúdo sensível” no Instagram.

Quem tem Instagram, ou acompanha notícias de famosos pelos diversos sites na internet, já pode ter visto alguma vez por uma tela fora de foco com a mensagem “conteúdo sensível”. É a indicação que clicando ali será mostrada alguma cena que, não necessariamente, infringe  regras, mas pode incomodar algumas pessoas. Exemplos disso são publicações com algum tipo de conteúdo violento ou sexualmente sugestivo. Nesta sexta (10),  Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, os conteúdos sensíveis do Instagram ganharão um novo significado, através das postagens dos famosos para a ação do CVV.

O post indicado como conteúdo sensível deve chamar a atenção dos seguidores e levá-los a clicar para assistir a ele. Assim que o vídeo começa, o público é surpreendido com uma mensagem: (…) precisamos parar de cuidar da vida dos outros e começar a cuidar uns dos outros – como vai você? O objetivo da campanha “Conteúdo Sensível” é promover reflexões sobre o ódio nas redes sociais, a importância da conversa e da escuta ativa para a prevenção do suicídio e a manutenção da saúde mental, além de atrair mais voluntários para o CVV. O  idealizador da campanha, Eduardo Cabral, explica que quando um vídeo sensível parte de uma celebridade, isso gera curiosidade.

Eduardo trabalha com um coletivo de publicitários e jornalistas voluntários que idealizam as campanhas de setembro amarelo do CVV há 3 anos. O grupo também é responsável por convidar celebridades, como as já confirmadas Sabrina Sato e Cléo Pires, para a ação. Entre os nomes que devem participar da campanha estão, ainda, o apresentador Alex Escobar, o estilista Ronaldo Fraga, a cicloativista Renata Falzoni e o músico Luiz Thunderbird. O vídeo  publicado terá 40 segundos, o intervalo de tempo em que alguém no mundo tira a própria vida, segundo dados de entidades internacionais. No Brasil, o último dado oficial do Ministério da Saúde indicava que, a cada 45 minutos, uma pessoa tirava a própria vida.

Em 2020, o CVV recebeu mais de 3 milhões de ligações de pessoas em vulnerabilidade emocional, número 5% maior que o registrado em 2019.

As ações nos anos de 2019 e 2020

Relembre nas matérias de 2019 (Sumiço dos Famosos) e 2020 (Desafio dos 40 segundos)
Veja também os vídeos no Youtube 2019 e 2020

Centro de Valorização da Vida - saiba mais
O CVV presta serviço voluntário e gratuito de prevenção do suicídio e apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de 3 milhões de atendimentos anuais são realizados por 4.200 voluntários em mais de 120 postos de atendimento pelo telefone 188 (sem custo de ligação),  ou pelo www.cvv.org.br via chat, e-mail ou carta. A entidade realiza também ações presenciais, como palestras, Curso de Escutatória e grupos de apoio a sobreviventes do suicídio – GASS (www.cvv.org.br/cvv-comunidade/), frentes essas que geraram 2,8 milhões de contatos em 2019. O CVV é uma entidade financeira e administrativamente independente, mantendo-se por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas – para colaborar, acesse www.cvv.org.br/colabore.