Guia Michelin não fará seleção de restaurantes este ano no Brasil.

em vermelho, a logo do Guia Michelin Rio de Janeiro & São Pauo 2020
reprodução/internet

O ranking tão aguardado por restaurantes e frequentadores deixará de ser publicado este ano, mantendo-se as estrelas e classificações obtidas em 2020.

Em uma atitude justificada, o Guia Michelin deixará de ser atualizado este ano no Brasil. A publicação que possui um rígido protocolo de avalições de estabelecimentos, se viu impedida de realizar uma seleção justa. As restrições impostas pela pandemia, não apenas pra os restaurantes, mas também para os deslocamentos dos inspetores, foram o motivo. O ranking de restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo se mantém o mesmo de 2020, sem que ninguém perca estrelas.  

O Guia Michelin começou a ser publicado em 1900. Sua credibilidade foi conquistada ao longo dos anos, por possuir metodologia imparcial uniforme em suas avaliações. Os principais critérios adotados são a qualidade dos ingredientes, o domínio das técnicas culinárias, a harmonia dos sabores, a ‘personalidade’ do chef e a consistência no menu e em visitas regulares. A equipe internacional de inspetores visita os destinos avaliados, aplicando estes critérios.  

Os restaurantes recebem as distinções seguindo um processo de decisão coletiva. A seriedade do levantamento de dados e o padrão uniforme em todo o mundo, garante uma confiabilidade a quem consulta o Guia Michelin. Este ano,  restrições de viagens internacionais, somadas às diretrizes internas de segurança do Grupo Michelin, afetaram o trabalho. Para evitar que houvesse uma queda na qualidade das avaliações, a solução foi suspender o processo este ano.  

“Avaliamos experiências presencialmente nos restaurantes e precisamos preservar a qualidade de nossas recomendações”, explica Gwendal Poullenec, Diretor Internacional dos Guias Michelin. “Não divulgar a seleção 2021 […] é obviamente uma decisão difícil e uma triste notícia. No entanto, é para manter esta relação tão especial que decidimos não lançar uma seleção que não refletisse fielmente a qualidade e excelência gastronômica dos restaurantes, bem como o talento dos seus chefs”.

O Guia MICHELIN manterá seus valores e funções no que se refere à atribuição de Estrelas e demais distinções culinárias no Brasil: nenhum estabelecimento terá sua distinção alterada neste período.

Para conhecer mais:

Site: guide.michelin.com 
Facebook: @guiamichelinbr 
Instagram: @michelinguide  
App iOs e Android: Guide MICHELIN
Leia matéria sobre a edição anterior do guia em moemaeregiao/guia-michelin-2020