IZA e a Criatividade do Gueto

imagem de nove jovens negros, sorrindo sentados em cadeiras e esteiras, em uma varanda ao ar livre
Jovens talentos compuseram com a cantora IZA em projeto da Devassa. (foto Felipe Feijão/divulgação)

Série documental disponibilizada gratuitamente pela Globoplay mostra interação da artista com talentos jovens de vários ‘guetos’ e outros grandes nomes da música brasileira

A série “Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto” é uma ação da cerveja Devassa, que procura explorar a representatividade dos subúrbios brasileiros na música. São quatro episódios de 17 minutos com entrevistas e música, mostrando a cantora IZA em processo de cocriação com nove músicos regionais. Participam deste processo produtores e outros artistas renomados, como Carlinhos Brown. O seriado já está disponível gratuitamente para não-assinantes do Globoplay (veja trailler e link abaixo).

No primeiro episódio, IZA reflete sobre as barreiras que os músicos da periferia têm para alcançar notoriedade, embora a música desenvolvida por eles esteja em evidência. Os talentos do projeto falam sobre suas origens (perfis e links abaixo). O segundo episódio captura masterclass de Carlinhos Brown com os talentos sobre a história da música. O multiartista baiano comenta sobre as origens do gênero pop no Candomblé e a cobrança pela estrutura linguística na música periférica.

Os talentos estruturam rimas, poesia, refrão, estrofes e melodia no terceiro episódio, com a colaboração criativa da cantora e compositora baiana Larissa Luz e da IZA. No episódio final, os talentos gravam voz e instrumentos individualmente em uma sessão única no estúdio Toca do Bandido, localizado no Rio de Janeiro, com produção musical de Sérgio Santos e Pablo Bispo. A faixa, que transita pelo pagode baiano, o afrobeat e o funk carioca, deverá ser lançada por Devassa nas plataformas de streaming junto com videoclipe.

O seriado foi idealizado pela agência HNK Lab, com produção da Trace Brasil, ecossistema pioneiro na criação audiovisual afrourbana no país. A plataforma selecionou um time de mulheres negras para o comando da série, na direção, assistência e roteiro. A cantora IZA ressalta a importância do apoio de grandes marcas à pauta racial. E ainda, a importância de dar visibilidade aos talentos negros e periféricos, um compromisso para além do entretenimento.

Conheça os talentos da série “Criatividade Tropical: Abre as portas para o Gueto”:

Stefanie Roberta, Santo André (SP) | @ste.f.a.n.i.e - Rapper. Primeiro contato com a música foi com escola de samba presidida pelo avô paterno. A artista acumula participações musicais com MV Bill, Emicida e Rincon Sapiência, entre outros nomes do rap nacional.

- Leo Oliveira, Salvador (BA) | @leandrooliveira.lp - Percursionista. Foi introduzido ao samba por influência do irmão, integrante de grupo local. Aprendeu a tocar instrumento na Associação Pracatum, criada por Carlinhos Brown, em Salvador.  Já foi músico acompanhante do cantor Denny Denan, atual Timbalada.

- Nanny Santos, Salvador (BA) | @ameninaeotambor - Percussionista. Começou a tocar panelas e um guarda-roupa por influência do irmão, percussionista e compositor de pagode. Já desfilou no Cortejo Afro, tradicional bloco do carnaval de rua de Salvador.

- Melk, Belo Horizonte (MG) | @melk_bhuai - Violonista. Vivência musical foi iniciada a partir de aulas em escola especializada.

- Ítalo Viana, João Pessoa (PB) | @italoarturviana - Contrabaixista. Chegou à música por meio de histórias narradas por um dos avôs, o que lhe despertou a paixão pelo som.

- Lukinhas "LK", Rio de Janeiro (RJ) | @eulukinhas - Cantor, produtor e compositor. Ganhou o primeiro violão aos 12 anos do pai, e aos 15 anos começou a tocar baixo e cantar.

- Sabrina Azevedo, Morro da Caixa D'Água (RJ) | @eusabrinaazevedo - Atriz, compositora e comediante. Foi introduzida ao universo das escolas de samba por influência do pai.

- Rafael Rocha, Lauro de Freiras (BA) | @rafaelporrada - Cantor e compositor. Aprendeu a cantar com a mãe.

- Izandra Machado, Farrapos (RS) | @izamachadoviolino - Violonista, empresária e professora de música. Conheceu a música por influência do avô, que tocava percussão, e da avó, que cantava e declamava poesia. Aprendeu a tocar o instrumento em projetos sociais locais.

Assista ao trailler da produção

Para ver a série toda:

Série "Criatividade Tropical: Abre as Portas para o Gueto" de Devassa
Plataforma de streaming: Globoplay (gratuito para não-assinantes)
Temporada: 4 episódios de 17 minutos
Classificação indicativa: livre

As filmagens foram realizadas em agosto, a partir do avanço da vacinação contra a Covid no Rio de Janeiro, seguindo os protocolos de segurança. Os bastidores da série e as novidades sobre o lançamento da música serão divulgadas em criatividadetropical.devassa.com.br e Instagram.com/Devassa.