Encontros virtuais sobre vida e obra de Aldir Blanc

imagem do compositor Aldir Blanc sentado em uma poltrona à frente de estantes com diversos livros. Ele está com camisa azul de manga longa e sorri para a foto.
O homenageado Aldir Blanc (reprodução internet)

Sesc Parque Dom Pedro II  apresenta o projeto ‘Aldir Blanc – Poeta da Canção’ com transmissão ao vivo pelo Youtube e tradução em Libras 

Aldir Blanc Mendes (Rio de Janeiro, 1946 – 2020) foi compositor, letrista e cronista.  Médico de formação, com especialização em psiquiatria, ficou célebre como autor de algumas das mais belas letras da música brasileira, como “Dois pra Lá, Dois pra Cá”. Entre os diversos interpretes de suas canções, está Elis Regina, com a interpretação de obras icônicas, entre elas, “O Bêbado e a Equilibrista”. Ele teve parcerias com diversos artistas, como João Bosco, Carlos Lyra, Guinga, Maurício Tapajós e Moacyr Luz, entre outros.

A Lei Aldir Blanc (Lei federal 14.017/2020) tem significativamente seu nome. Ela foi criada para ajudar artistas, coletivos e empresas que atuam em cultura e atravessam dificuldades financeiras na pandemia. O compositor e escritor foi uma das vítimas da Covid-19, em maio de 2020. O projeto aprovado para socorrer profissionais e espaços da área que foram obrigados a suspender seus trabalhos, tornou seu nome ainda mais conhecido do grande público.

O Sesc Dom Pedro II realiza esta semana dois encontros virtuais musicais sobre o artista. Na quinta, dia 11, a conversa será com dois compositores parceiros. João Bosco iniciou sua parceira por correspondência com Aldir Blanc! Ao se mudar para o Rio, em 1972, continuou o trabalho, o que resultou em vários sucessos, muitos lançados por Elis Regina. Moacyr Luz fez de personagens e cenários cariocas matéria-prima de parte importante de sua obra. Seu primeiro disco, de 1988, tinha apenas composições com Aldir Blanc.

O segundo encontro, na sexta, terá um parceiro compositor e uma intérprete. Guinga é um ex-dentista, que trocou a carreira pela música como violonista e compositor. Acompanhou Cartola e João Nogueira, entre outros. Uma de suas várias parceiras foi com Aldir Blanc, a partir de 1980. A cantora Leila Pinheiro, nascida em Belém, ganhou projeção nacional, em 1985, no Festival dos Festivais com “Verde”. Tem seu nome ligado à bossa nova, mas seu repertório é diversificado. Foi das primeiras a gravar criações da parceria Guinga/Aldir Blanc.

Os dois encontros serão mediados por Luiz Fernando Vianna. O jornalista passou por redações de importantes jornais, como “O Globo”, “Jornal do Brasil” e “Folha de S. Paulo”. Especializado em cultura, ele fez pesquisas e escreveu alguns livros sobre música popular, dando ao leitor a possibilidade de conhecer mais seus ídolos. Entre suas obras estão “Zeca Pagodinho – A vida que se deixa levar”, “João Nogueira – Discobiografia” e, em 2013, “Aldir Blanc – Resposta ao tempo”. É coordenador da Rádio Batuta, do Instituto Moreira Salles.  

Programação

Aldir Blanc Poeta da Canção 

Ao vivo, pelo Youtube
Quinta e Sexta, das 19h às 20h30
Através do canal de Youtube do Sesc Parque Dom Pedro II

Não recomendado para menores de 14 anos 
Tradução em Libras 

11/11 - A letra da canção 

Aldir Blanc dizia que, ao receber uma melodia, procurava fazer a letra que o autor da melodia desejava. Seu trabalho era servir à música e ao parceiro, mas sempre imprimindo seu estilo ao resultado. João Bosco (coautor de muitos clássicos, como "O mestre-sala dos mares" e "O bêbado e a equilibrista") e Moacyr Luz (de "Coração do agreste", "Saudades da Guanabara" e outros) falarão das características das letras de Aldir.  

Com João Bosco e Moacyr Luz.  

Mediação: Luiz Fernando Vianna   

 
12/11 - Crônicas musicais 

A capacidade que Aldir Blanc possuía de contar histórias em forma de canção tem um grande exemplo em "Catavento e girassol". A música se tornou a faixa-título do CD que Leila Pinheiro gravou em 1996, reunindo 14 produtos da parceria Guinga/Aldir. Conhecedores profundos da obra do letrista-cronista, Leila e Guinga conversarão sobre como as letras de Aldir também são roteiros repletos de cenas, nas quais convivem bem o humor e o lirismo. 

Com Guinga e Leila Pinheiro.  

Mediação: Luiz Fernando Vianna