Iniciativa brasileira premiada na COP26

agricultores da AAT vistos de costas, trabalhando com enxads em uma roça de verduras, ao fundo se vê colinas de Terespolis
Agricultores da Associação Agroecológica de Teresópolis (divulgação)

Trabalho desenvolvido há cerca 15 anos por coletivo em Teresópolis, no Rio de Janeiro, foi reconhecido por entidade do Reino Unido durante a COP26 por sua contribuição ao meio ambiente

Foram anunciados quinta, dia 4, em Glasgow, durante a COP26, os vencedores do Ashden Awards. A Associação Agroecológica de Teresópolis-AAT foi a única representante do Brasil entre os contemplados. A Associação trabalha desde 2007 para difundir os benefícios da agricultura orgânica, não apenas para a saúde mas também para o meio ambiente. O Ashden Awards homenageia organizações pioneiras que reduzem as emissões de carbono e constroem um mundo mais justo. Os finalistas tornam-se parte da rede global Ashden, recebendo suporte para crescer e replicar sua inovação.

Associação Agroecológica de Teresópolis-AAT ficou no segundo lugar na categoria  Agricultura Regenerativa, que premia iniciativas de agricultura sustentável, que nutre o solo, provendo alimentos de qualidade e diminuição das emissões de gás carbono na atmosfera. O grupo de Teresópolis foi escolhido entre 800 candidatos, sua indicação como um dos 18 finalistas já havia sido comemorada como uma vitória. “O prêmio Ashden em Agricultura Regenerativa, divulgado na COP26, nos dá um alento, na medida em que reconhece a qualidade e importância do trabalho desenvolvido pela AAT, na contribuição ao meio ambiente e na qualidade de vida do agricultor”, comenta o coordenador geral da ATT Roberto Seling.

Ele acrescenta que “o reconhecimento vindo de uma Instituição de prestígio internacional, atenta às contribuições dos coletivos de todo o mundo, nos alegra e nos impulsiona a continuarmos com nosso objetivo de divulgar a agroecologia e ampliar os trabalhos da Associação”. Harriet Lamb, CEO da Ashden, reforça a importância dos trabalhos contemplados para o mundo todo. “O Ashden Awards apresentou iniciativas ousadas, brilhantes e inovadoras na COP26. Esses incríveis finalistas do Prêmio Ashden mostram que é possível termos um futuro de baixo carbono e mais justo. Eles devem inspirar os líderes mundiais a tomar medidas decisivas para reduzir as emissões de carbono”.

Feira Agroecológica de Teresópolis

Todas as semanas, parte do coletivo realiza vendas diretas ao consumidor na Feira Agroecológica de Teresópolis. O evento que acontece sempre às quartas e sábados, das 8hs às 13hs. Outros membros do grupo possuem uma estrutura de entrega de cestas de orgânicos semanal, ou vendas por outros canais. Neste sábado (06), o evento terá apresentações de Miguel García e Patrícia Quintero, músicos da cidade. Haverá ainda contação de histórias com Alice Botafogo e exposição de trabalhos das crianças do Jardim Escola Alecrim. Para quem se animar com a celebração, a AAT dá uma força para impulsionar as ações em prol do meio ambiente, com a distribuição gratuita de mudas. Roberto Seling convida moradores e turistas da região a prestigiarem o evento e comenta que “os agricultores da Associação plantam com os conhecimentos da agroecologia, cuidando do meio ambiente e preservando, reflorestando cuidando as águas e o solo”,  

Sobre a Associação Agroecológica de Teresópolis-AAT

Associação Agroecológica de Teresópolis-AAT foi fundada em 2007. Implantou Agricultura Orgânica em 60 Unidades de Produção associadas, em aproximados 460ha de área cultivada na região serrana do Rio de Janeiro. Entre as ações da associação estão a promoção saúde do agricultor, seus familiares e clientes, a prática da economia solidária e o sistema de certificação de baixo custo. Através deste trabalho é possível a redução desigualdade social e a ampliação da possibilidade de fixação dos jovens no trabalho agrícola. Este trabalho ainda promove o aumento do acesso da população a alimentos mais saudáveis e promove melhor qualidade do ar com manejo correto do solo e consequente diminuição de gás carbono na atmosfera.

Sobre a Ashden

A Ashden, é uma Instituição filantrópica inglesa, que tem a missão de acelerar soluções climáticas transformadoras e construir um mundo mais justo. Ela premia desde 2001, iniciativas de coletivos que desenvolvem a aplicam propostas e projetos para a diminuição do efeito estufa na atmosfera, diminuição da desigualdade social, acesso a energia limpa e de baixo custos, garantia de direitos sociais e segurança alimenta e de qualidade entre outros. Ela trabalha com empresas, organizações sem fins lucrativos e organizações do setor público.

Sobre o Ashden Awards

O Ashden Awards premia organizações e destaca soluções comprovadas para a crise climática e os desafios de acesso à energia. Desde 2001, Ashden premiou 245 organizações inovadoras. Em 2021 foram escolhidos projetos nas categorias Energia humanitária (Inovação em projetos que tornem possível o acesso a energia limpa e de baixo custo para os campos de refugiados); Soluções climáticas naturais (Iniciativas que abarquem regiões da Amazonia, bacia do Congo e no Sudeste Asiático, empoderando e instrumentalizando comunidades florestais); Refrigeração em assentamentos informais (Soluções não mecanizadas e acessíveis, para mitigar o calor em comunidades pobres, com soluções inovadoras nas residências e entorno criando espaços de ventilação e ampliando os existentes); Agricultura Regenerativa (Agricultura sustentável, que nutre o solo, provendo alimentos de qualidade e diminuição das emissões de gás carbono na atmosfera) e Habilidades de acesso à energia (Soluções energéticas limpas).

Conheça mais 

AAT - Associação Agroecológica de Teresópolis
Instagram: @organicosparatodos

Ashden - Climate Solutions in Action
Site https://www.ashden.org/

3 comentários a "Iniciativa brasileira premiada na COP26"

  1. Sou frequentador e era amigo do Alberto, fundador da Associação. Estou muito feliz por terem sido premiados! Vou publicar o texto tb no blogdoguida.wordpress.com, com orazer!

    • Iniciativas assim nos enchem de orgulho!
      Ficaremos felizes se incluir nosso link em sua publicação.

  2. Alberto Pires começou está feira na rua Carmela Dutra há alguns anos.

Os comentários estão fechados.