Tontura é coisa séria e precisa ser tratada.

imagem de copas de árvore vistas de baixo, com uma imagem que simula rotação, para representar a tontura

De 22 a 28 de abril acontece a Semana da Tontura 2024, campanha nacional de conscientização e esclarecimentos a respeito da alteração de equilíbrios que pode ter diversas causas

Ainda que possa não parecer tão sério e muitas pessoas imaginarem a tontura mais constante apenas como uma ‘labirintite’, ela está presente em cerca de 60 tipos de doenças. Para ampliar o conhecimento não apenas do público, mas também de profissionais de saúde, sobre o tema, a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) realiza pela sétima vez a Semana da Tontura. Desde hoje, 22, até o próximo domingo, 28 de abril, acontecem eventos em diferentes cidades de todo o Brasil, para alertar a importância de se investigar o sintoma.

O projeto surgiu em 2018 como forma de engajamento do público médico e da população geral para este sintoma muito frequente em consultórios e serviços de saúde. Este ano o tema trabalhado tem foco principal nas pessoas mais idosas: “Tontura é coisa séria: equilíbrio na terceira idade”. Estudos brasileiros endossados pela ABORL-CCF indicam que 45% dos idosos convivem com a tontura e que pelo menos 80% das pessoas acima de 75 anos já tenham vivenciado algum episódio do tipo.

Dr. Márcio Salmito, presidente da Academia Brasileira de Otoneurologia, braço acadêmico da ABORL-CCF, destaca que sensações de desequilíbrio e sentir que se está flutuando ou que o ambiente ao redor está girando, não devem ser menosprezadas. “A tontura piora a qualidade de vida em qualquer idade, mas o que mais preocupa em relação a esse quadro em idosos é provocar quedas. Esse tipo de acidente é a terceira causa de mortalidade entre as pessoas com mais de 65 anos no Brasil, segundo Ministério da Saúde”, alerta o médico.

O Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros, divulgado em 2023 pelo Ministério da Saúde, indicou que a prevalência de quedas na população idosa brasileira em áreas urbanas é de 25%. No mundo, 3 milhões de idosos são tratados todos os anos em serviços de emergência devido a lesões causadas por quedas, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, agência americana referência na condução de pesquisas e combate a diversas enfermidades.

A programação completa da Semana da Tontura está disponível no site do evento (link) que também indica o público alvo de cada atividade. Duas lives, que acontecem na próxima quinta-feira, podem ser acessadas a partir de São Paulo.

Live “Tontura é coisa séria: Equilíbrio na terceira idade”
Quinta, 25 de abril, às 20h
No Instagram: @instituto_iou
Com Raquel Mezzalira, Guita Stoler, André Fattori e Arlindo Cardoso Lima Neto

Live – Síndrome multissensorial do idoso
Quinta, 25 de abril, às 20h30
Plataforma Zoom
Com a Dra. Monica Alcantara (UNISA)
Informações: (11) 97508-6988

Atividades em diversas cidades, para médicos, estudantes e também pessoas com tontura, cuidadores e familiares. Veja a programação em https://aborlccf.org.br/semanadatontura

*fonte: assessoria de imprensa da ABORL-CCF

Faça o primeiro comentário a "Tontura é coisa séria e precisa ser tratada."

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*