conteúdo encaminhado pela Assessoria de Imprensa do SESC Carmo
Sesc Carmo realiza oficina gratuita e online de Bonecas Abayomi em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos
A atividade promovida pelo Sesc Carmo é voltada para toda a família e traz referências e reflexões sobre ancestralidade e a diáspora negra. As bonecas Abayomi são uma criação contemporânea de uma artesã brasileira, Lena Martins, de São Luiz (MA). A oficina será ministrada pela artesã guianense Renée Abegail, radicada no Brasil há dez anos. Para participar, basta fazer a inscrição online (link abaixo). O curso será dado através da plataforma Zoom e é recomendado para adultos e crianças a partir de 12 anos. Crianças menores podem participar, desde que acompanhada de adultos.
Lena Martins, é educadora popular e militante do Movimento de Mulheres Negras, que procurava na arte popular um instrumento de conscientização e sociabilização. O nome (abayomi) veio de uma amiga, integrante dos movimentos negros. Quando estava grávida, disse que batizaria a criança, se fosse mulher, de Abayomi, que significa “meu presente”, ou em outras versões, “aquele/a que me traz alegria”. O nome é comum na África, principalmente na África do sul, embora também seja encontrado com frequência até o norte da África, e mais raramente, no Brasil.
Logo, outras mulheres, e várias gerações, vindas de vários movimentos sociais e culturais, aprenderam com a arte de fazer a boneca com Lena. Juntaram-se e fundaram no Rio de Janeiro a Cooperativa Abayomi, em dezembro de 1988, dando continuidade ao trabalho desde então. A cooperativa estimula as relações de generosidade, o fortalecimento da autoestima e reconhecimento da identidade afro-brasileira de negros e descendentes, para superar as desigualdades de gênero, integrando a cultural brasileira.
Uma boneca de pano é um tesouro de infância que pode influenciar a vida de muitas gerações de uma mesma família!
A professora desta oficina, Renée Abegail é da Guiana. Vive no Brasil desde 2011 e trabalha como artista, usando principalmente tecidos africanos para confeccionar bonecas e livros infantis de tecido. Acredita que bonecas pretas ajudam a quebrar os estereótipos da beleza e preconceitos sobre as pessoas pretas. A inclusão de bonecas pretas na infância de uma criança (independente da etnia) ajuda a combater preconceitos, promover a educação inclusiva, valorizar a autoestima de crianças pretas e fortalecer a identidade étnico-racial.
Oficina de Bonecas Abayomi Dia 10.12, das 16h às 17h Transmissão pela plataforma Zoom Com Renée Abegail Inscrições de 3 a 9/12 em inscricoes.sescsp.org.br *Crianças abaixo de 12 anos devem estar acompanhadas de um adulto para realizar a oficina. Sugestão de materiais: retalhos e tecidos ou peça de roupa velha que a criança não usa mais, mas adora, pois isso pode prolongar a vida do tecido e também tornar as bonecas Abayomi mais valiosas para a criança!