Moema, sua história entre os pássaros e os índios

placas de ruas com nomes de pássaros

O bairro nasceu em torno de uma ferrovia, populado por estrangeiros, e nomeado em tupi-guarani, com homenagens a tribos e a fauna

Existem diversas explicações e histórias, encontradas em pesquisa, sobre a origem do bairro de Moema. Segundo reportagem do Jornal Folha de S.Paulo, de 2017, a curiosa separação do bairro entre Índios e Pássaros foi proposta em sua fundação. O engenheiro Fernando Arens Júnior, fundador do hoje oficialmente chamado bairro de Moema, nomeou ruas de uma de suas metades em homenagem a tribos indígenas e a outra metade em homenagem a aves, principalmente da Mata Atlântica.

Em 1915, o engenheiro teria vendido suas terras em Mongaguá (litoral sul de São Paulo) para comprar os terrenos em que ergueu-se nosso bairro. Para que a ‘origem’ do bairro fosse significada, ele fez menção aos habitantes originais desta terras e aos pássaros da Mata Atlântica. O nome do bairro, que foi oficializado apenas em 1987, tem diversas explicações. A maior parte delas gira em torno da personagem do poema “Caramuru”, de Frei Santa Rita Durão. Entre os significados da palavra tupi guarani podemos citar “aurora”, “mentira” ou a partir do gerúndio moeemo, “adoçando”, no feminino significa “aquela que está adoçando”.

Urbanização em torno da ferrovia

O Portal da Vila Mariana, lembra que, como toda a cidade, esta era uma zona rural, com rotas comerciais. Ele cita a avenida Santo Amaro como um antigo caminho para circulação de carros de boi. Esta estrada de terra batida ligava o distrito de Santo Amaro ao centro da cidade. No final do século XIX, o caminho dos carros de boi deu lugar a uma ferrovia e o início da urbanização de nossa região. Os trabalhadores da trainway Santo Amaro, inaugurada em 1886, eram em sua maioria imigrantes vindos da Inglaterra e Alemanha. As obras e o potencial comercial desse novo trajeto atraíram imigrantes, muitos deles alemães e ingleses que se estabeleceram com suas famílias ao redor das vias por onde passava o bonde. 

Índios de Moema

A origem da homenagem aos índios em metade das ruas de nosso bairro, conta a história que se deve à venda de terrenos de Fernando Arens Júnior, em Mongaguá, litoral sul do estado. Várias tribos foram escolhidas para nomear a região: Nhambiquaras, Tupiniquins e Carinás, entre outros. Curiosamente, as tribos originárias de Mongaguá, os Itaóca e os Aguapeú não deram nome a nossas ruas. Há uma rua Itaóca, não muito distante do bairro, na Chácara Inglesa, perto da Saúde. Já Rua Aguapeú, só mesmo em cidades do litoral foram encontradas.

Xerenimbó trazia-lhe consigo
A formosa Moema já negada
A muitos Principais, por dar-lhe Esposo
Digno do tronco de seus Pais famoso.

Trecho de Caramuru, de Frei José de Santa Rita
Fontes: 
dicionariodenomesproprios.com.br/moema/
dicionariotupiguarani.com.br/dicionario/moema/
portalvilamariana.com/a-historia-do-bairro-moema.asp
consa.com.br/historia-do-bairro-de-moema/
youinc.com.br/conheca-o-significado-do-nome-do-bairro-de-moema