Frequência ideal para troca da roupa de cama e banho?

imagem de toalhas sendo colocadas dentro de uma máquina de lavar, os braços paracem ser de um homem. A abertura da máquina de lavar é frontal.
Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels

A troca e lavagem de toalhas, lençóis e mesmo mantas de sofá não precisa respeitar prazos rígidos, mas há recomendações sobre a frequencia, indicada por especialistas.

Assim como as roupas de corpo, que por questões de saúde – não apenas de estética – precisam estar sempre limpas, também roupa de cama e banho seguem essa linha. A frequencia entre as trocas e lavadas não segue uma regra rígida, já que varia muito o uso que se faz de cada peça. Quem fica mais tempo na cama, por exemplo, deve reduzir o intervalo entre as trocas de lençois. As tolhas de rosto normalmente são usadas várias vezes ao dia, ao contrário das toalhas de banho. A troca dessas peças merece ser feita em intervalos distintos, ou, caso a ideia seja manter ‘os conjuntos’, ser embazada no maior uso.

Outro cuidado importante é não compartilhar toalhas, ao menos as toalhas de banho. Desta forma, quando se recebe um hóspede, ainda que ele tenha passado apenas uma noite, toda a roupa de cama e banho usadas por ele, devem ir para a máquina logo depois! Além da saúde da pessoa, é importante também ter atenção à saúde do planeta. Lavagens com frequência muito maior que o necessário são ruins para o meio ambiente! Alguns hotéis deixam a critério dos hóspedes a possibilidade de repetir toalhas de um dia para o outro! Para ajudar a pensar nos intervalos que se encaixam em cada caso, listamos aqui dicas práticas que o CEO da rede Lavô, Angelo Max Donaton, separou.  

Cuidados diários: Você sabia que as toalhas utilizadas para secar o rosto e as mãos devem ser trocadas todos os dias? Em grande parte dos lares brasileiros, essas peças são compartilhadas por todos da casa e, por isso, é necessário ter esse cuidado diariamente para evitar a transmissão de doenças como a conjuntivite. Já as toalhas para secar o corpo podem ter um intervalo um pouco maior, a cada dois ou três dias, evitando assim que a umidade crie um ambiente ideal para os fungos. 

Check-in semanal: De maneira geral, a roupa de cama pode ser trocada a cada sete dias, mas não é regra e tudo vai depender dos hábitos de cada um. Chegar em casa após um dia de muito trabalho e ir direto deitar é um hábito que aumenta a frequência entre as lavagens, assim como episódios de febre ou gripes que exigem uma troca a cada três dias. Vale o bom senso, assim como qualquer peça do guarda-roupa, a ida ao tanque ou à máquina depende do estado da roupa. 

De 15 dias a um mês: É comum ter uma manta no sofá para se aconchegar nos dias mais frios. Para esta peça indispensável para se cobrir enquanto assiste TV, a recomendação é trocá-la quinzenalmente. Quando pouco usada, a frequência pode ser estendida para cerca de um mês. De novo, o que vale é observar os hábitos da casa e encontrar o melhor cronograma que se adeque a família.  

Xô preguiça, ácaros e bactérias: Trocar as peças pode parecer muito trabalho, mas é importante para a saúde, evitando a proliferação de micro-organismos. Além disso, já existem lavanderias self-service, como a Lavô, que está presente em várias cidades brasileiras e onde é possível lavar e secar até 10 quilos de roupa em apenas uma hora, gastando no máximo R$ 16 por ciclo. E com uma vantagem ainda: utilizar produtos profissionais e secadoras que eliminam 99,9% de fungos e bactérias em cerca de 40 minutos. 

A Lavô é uma rede de lavanderias self-service franquiadas, que está presente em diversos estados brasileiros. Em São Paulo existem algumas unidades, inclusive em Moema Índios.

Lavô
Unidade Moema
Alameda dos Jurupis, 1299 - Dentro Posto Ipiranga
Instagram: @lavo_moema

Site:lavo.eco.br