60 anos da primeira grande conquista do cinema nacional

ecna do filme
cena do filme "O Pagador de Promessas" (divulgação)

O Pagador de Promessas, do diretor Anselmo Duarte, recebeu a Palma de Ouro, em Cannes, sendo reconhecido até hoje como uma das mais importantes obras do cinema brasileiro.

O cinema nacional brasileiro tem muitos motivos para se orgulhar, apesar das dificuldades que enfrenta. A produção audiovisual em nosso país, não apenas a cinematográfica sofre altos e baixos, mas coleciona importantes conquistas. A primeira delas, completa 60 anos nesta segunda (23). “O Pagador de Promessas” foi o primeiro filme brasileiro a conquistar a Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes, na França, um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo.

Canal Brasil, especializado em cinema nacional vai comemorar a data com uma programação especial na segunda, a partir das 19h30. Será exibido o documentário “Oswaldo Massaini e o Pagador De Promessas“, dirigido por Aníbal Massaini Neto, que relembra o desenvolvimento da produção e revela curiosidades da adaptação da obra de Dias Gomes. Em seguida, às 20h20, o canal apresenta o filme homenageado da noite, “O Pagador de Promessas“, de Anselmo Duarte.

Ele conta a história de Zé do Burro (Leonardo Villar), um homem humilde que, no desespero para salvar seu asno atingido por um raio, faz uma promessa a Iansã. Em troca da cura, ele promete carregar uma cruz tão pesada como a de Cristo até a igreja de santa Bárbara, em Salvador. A fé do protagonista e sua peregrinação valem o filme. Além de Cannes, este também foi o primeiro filme da América do Sul a ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, na edição de 1963.

É bom lembrar que dez anos antes, em 1953, O Cangaceiro, dirigido por Lima Barreto, abria as telas do mundo para o cinema brasileiro ao conquistar o prêmio de Melhor Filme de Aventura e de Melhor Trilha Sonora no Festival de Cannes. Hoje, o Brasil já tem dezenas de prêmios internacionais, em vários festivais. Talvez um dos maiores orgulhos, seja a indicação de Fernanda Montenegro ao Oscar de melhor atriz, por sua atuação em Central do Brasil (1998).

Especial "O Pagador de Promessas"

Segunda (23), no Canal Brasil 
Às 19h30 - "Oswaldo Massaini e o Pagador De Promessas" (2022) (48min)
Documentário dirigido por Aníbal Massaini Neto relembra o desenvolvimento da obra e a importância do produtor Oswaldo Massaini
Classificação: 14 anos

Às 20h20 - Exibição do filme "O Pagador de Promessas" (1962) (92min)
Diretor: Anselmo Duarte
Elenco: Leonardo Villar, Glória Menezes, Dionísio Azevedo, Geraldo Del Rey, Norma Bengell, Othon Bastos, Antônio Pitanga
Sinopse: Após ter seu asno de estimação atingido por um raio, Zé do Burro faz a promessa de carregar nas costas uma imensa cruz de madeira até a igreja de Santa Bárbara. Sua via-crúcis, porém, se torna um pesadelo
Classificação: Livre
Fontes: 
G1.globo.com/fantastico/noticia
forbes.com.br/forbeslife
e Assessoria de Imprensa Canal Brasil