Informativo sobre Covid-19 em Tupi-Guarani

entrega da cartilha em tupi guarani, grupo de pessoas posando com cartilhas e livros
sete pessoas presentes à entrega das cartilhas e livros em tupi-guarani, posam lado a lado, são 4 indígenas e 3 representantes do Butantan e Funai.

A ‘cartilha’ é uma iniciativa do Instituto Butantan em parceria com a Funai e foi entregue a indígenas do litoral paulista

Uma das mais importantes ações para prevenção de doenças é a informação. É através do conhecimento de causas, gravidade e formas de contágio que pandemias, como a da Covid-19 podem ser contidas. Com este objetivo, o Instituto Butantan buscou apoio da Fundação Nacional do Índio para produzir a versão de sua Cartilha sobre o coronavírus no idioma Tupi-Guarani.

O livreto “Como manter o Coronavírus longe de você e de sua familia”, produzido pelo Butantan, foi traduzido por Catarina Kunhã Nimbopyruá e Luã Apyka, da Aldeia Indígena de Tapirema, em Peruíbe (SP). A organização do livro foi de Karen Villanova, e as ilustrações e grafismos de Roger Almeida Cardoso e Mimby Mirim dos Santos. A entrega dos primeiros livros aconteceu na última semana, na comunidade, na cidade do litoral sul paulista.

Além das cartilhas, foram entregues também aos moradores da Aldeia Indígena de Tapirema, mais dois livros, sendo um de alfabetização na língua Tupi-Guarani, escrito por professoras indígenas. O segundo, também na lingua materna indígena, intitulado “A origem do mundo”, conta a criação do mundo do ponto de vista Tupi-Guarani. Ele foi escrito por uma anciã da aldeia e organizado por uma professora indígena e uma acadêmica parceira da comunidade.

Cartilha bilingue sobre prevenção à COVID-19
Para conhecer mais sobre a Aldeia e apoiar seus projetos, acesse vivencianaaldeia.org
Sobre o Butantan, acesse butantan.gov.br/

Notícias relacionadas: Nota do Butantan sobre Coronavac, Segurança da vacina para crianças.