O fotógrafo Antonello Veneri, autos das mais de 120 imagens expostas, irá guiar grupos neste fim de semana pela exposição.
O fotógrafo e jornalista Antonello Veneri, italiano radicado no Brasil acompanhou famílias de refugiados venezuelanos desde sua chegada ao Brasil por terra, em Roraima, até Brasília e Santa Catarina. Este trajeto foi planejado pela AVSI Brasil (Associação Voluntarios para o Serviço Internacional) e o projeto Operação Acolhida. Até o final de junho será possível conhecer algumas das histórias através da exposição Acolhidos, em cartaz no CCBB, na Avenida Paulista.
Neste sábado (28) e domingo (29), o fotógrafo estará no local para algumas visitas guiadas para pequenos grupos formados por ordem de chegada. Ele irá falar dos ‘bastidores’ dessa produção, personificando as fotos, com as histórias de cada uma delas. A viagem foi realizada em 2021 e ilustra o projeto social “Acolhidos por meio do trabalho”. Ele promove o encontro entre os refugiados venezuelanos e pessoas dispostas a ajudar em localidades no DF e Santa Catarina. Nestes locais, os venezuelanos começam a reconstruír suas histórias a partir de oportunidades de emprego.
Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil, é composta por fotografias e recursos audiovisuais, além de depoimentos escritos de pessoas entrevistadas pela curadora Benedetta Fontana. Há também registro dos bastidores das sessões fotográficas realizadas por Veneri. A exposição sobre esta saga dos refugiados venezuelanos também tem um lado educativo, em dois níveis. Há entrevistas com colaboradores da AVSI Brasil, sobre o trabalho humanitário que desenvolvem nos centros de acolhida, em Roraima. E ainda um espaço para atividades, direcionado a jovens e crianças, com o objetivo de promover uma reflexão sobre refúgio, migração e acolhimento no Brasil.
O nome da exposição é baseado no projeto Acolhidos por meio do trabalho, iniciativa da Fundação AVSI e implementada pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos, com recursos financiados pelo Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do governo dos EUA.
Exposição Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil Edifício Banco do Brasil (Torre Matarazzo) Av. Paulista, 1230 Até 26 de junho De segunda a sexta, das 8h às 20h Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h Entrada gratuita Visitas Guiadas com o fotógrafo Antonello Veneri Sábado(28) e Domingo(29), das 10h às 12h e das 15h às 17h Duração de cada visita: 30min * Grupos formados por ordem de chegada. Monitores do projeto podem guiar grupos acima de 10 pessoas durante todo o período da exposição, mas é preciso agendamento prévio pelo e-mail acolhidos@avsi.org.br
Sobre a ACNUR leia no site oficial e veja outras matérias publicadas este ano sobre ações do organismo em Refugiados da Ucrânia e Vidas Indigenas
Para a edição de São Paulo, a mostra conta com o patrocínio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), que gerencia abrigos temporários para pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela e apoia a estratégia de interiorização para outras localidades do Brasil, no âmbito da Operação Acolhida; e pela Fundação Bernard van Leer, que executa o projeto Integração local de refugiados venezuelanos com foco na Primeira Infância, em Roraima e Brasília, para atuação em todo o território nacional, em parceria com ACNUR, AVSI Brasil e Ministério da Cidadania.