Campanha da companhia de Luz e Gás beneficia população de menor renda e garante além do beneficio do equipamento melhor, também significativa redução de consumo de energia elétrica
Equipamentos antigos que funcionam com energia elétrica costumam ter um consumo bastante maior que o de similares novos. No caso das geladeiras, quando mais antigas, podem não funcionar bem e acabar nem conservando os alimentos da forma esperada. A ação da Enel resolve dois problemas de pessoas com renda mais baixa, além de beneficiar toda a população, ao conter o consumo exagerado de energia.
Para triar as famílias que irão receber o benefício, a Enel passou a contar com o Centro de Integração da Cidadania (CIC) Oeste, da Secretaria da Justiça e Cidadania. O acordo se deu através de um edital para o qual a diretora da unidade oeste do CIC se inscreveu. Este programa do governo do estado tem, entre seus objetivos, o de promover a articulação e o fortalecimento de redes e ações comunitárias e a educação para cidadania.
Esta missão tem afinidade direta com o programa da Enel, que já trocou as geladeiras de 420 famílias. A iniciativa faz parte do projeto Enel Compartilha Eficiência, que visa a melhoria na qualidade de vida de famílias de baixo poder aquisitivo. O trabalho é feito com apoio de ONGs e lideranças comunitárias. Além da troca, a empresa promove a conscientização ambiental, dando orientação referente ao descarte correto dos aparelhos antigos e a reciclagem de materiais.
Ainda que o CIC envolvido na parceira seja a unidade Oeste, que fica no Jaraguá, atualmente o alcance das indicações ultrapassa essa fronteira. Nesta fase, poderão ser indicadas pessoas que morem em Itaquera, Vila Albertina, Lauzane Paulista, Penha, Embu e Jaçanã. As famílias interessadas devem entrar em contato com as lideranças comunitárias ou com as ONGs da região para realizar o cadastro no programa.
https://justica.sp.gov.br/index.php/cic-oeste-e-enel-trocam-geladeiras-antigas-por-novas/