Livreiros se unem e erguem “A Grande Livraria”

maquete 3D do stant A grande Livraria que estará na Bienal do Livro de São Paulo
A Grande Livraria (projeto) - reprodução internet

A Grande Livraria é nome do mega estande criado por livreiros e distribuidores de todo o país para mostrar a leitores, editores e políticos brasileiras o valor e a importância das livrarias físicas

Um dos maiores destaques da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, além de tardes de autógrafo e palestras, será sem dúvida um estante em particular. A Grande Livraria é um projeto coletivo de livreiros que se reuniram ao longo da pandemia para trocar ideias e sobretudo dar força mutuamente. A Bienal acontece entre os dias 2 e 10 de julho no Expo Center Norte, com transporte gratuito a partir do metrô. O estande, cuja maquete ilustra a matéria, tem 300m² e reune dezenas de livrarias brasileiras, de todos os portes.

O maior objetivo dos empresarios do setor com a “A Grande Livraria” não é ganhar dinheiro. O projeto tem como principal meta sinalizar a importância da existência de livrarias físicas. Ela mostra para o grande público porque ‘tudo começa na livraria’. Esta frase, inclusive, está escrita em grandes letras na ‘fachada’ do estande. A distribuidora Catavento, que organiza a ação, criou um série de cotas para bancar a construção e funcionamento do espaço. Cada livreiro pode comprar uma ou mais cotas, porém este número não pesará no espaço, que será dividido igualmente entre todos.

A história da Grande Livraria

O mercado editorial e as livrarias físicas já vem passando por desafios nos últimos anos. A pandemia porém veio como um acelerador neste processo. Foi neste período que um grupo de livreiros passou a se reunir semanalmente, de forma virtual, para discutir os rumos do mercado brasileiro de livros. O grupo foi ganhando adeptos e ampliando a discussão para além da situação presente, refletindo também fatores que já vinham minando o setor. Os debates passaram por questões como a proposta de taxação maior do produto e propostas para combater a concorrência desleal.

Este último debate é em parte um grande motivador do projeto “A Grande Livraria“, pensando na valorização da cultura e da troca que sempre existe nas livrarias ‘raiz’. O grupo de livreiros que também assumiu o comando da ANL (Associação Nacional de Livrarias), percebe de forma prejudicial a existência de empresas não especializadas. Para o grupo, é perceptível que elas tratam o livro como chamariz para atrair novos clientes e não tem compromisso em investir na diversidade cultural brasileira.

Este grupo trabalha para que pequenas livrarias de bairro possam existir, assim como redes de livrarias, garantindo uma diversidade de opções para os leitores/consumidores. “Uma cidade sem livrarias não pode ser considerada uma cidade. Um país sem livros, sem editores e sem leitores é um país sem futuro. Por isso o livro resiste. Porque não podemos viver sem ele. E ‘A Grande Livraria’ está aqui porque tudo começa na livraria: a busca, a descoberta, a escolha, a leitura e o livro” (autor desconhecido).

A Grande Livraria: Livraria da Vila; Livraria ABarros; Livraria Boutique do Livro; Livraria Conviver; Livraria da Tarde; Livraria Travessa; Livraria Dois Pontos; Livraria da Fábrica da Cultural; Livraria Escariz; Livraria Janela; Livraria Leitura; Livraria Leonardo DaVinci; Livraria Livruz; Livraria Loyola; Livraria Martins Fontes Paulista; Livraria Megafauna; Livraria Nobel Itaquera; Livraria Palavrear; Livraria Rua do Sabão; Livraria Santos; Livraria Simples; Livraria Curitiba;
26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
A Grande Livraria
Coordenação Catavento Distribuidora
Apoio: Inovação Distribuidora
De 2 a 10 de julho
Expo Center Norte
Segunda a sexta-feira, das 9h às 22h
Sábados e domingos, das 10h às 22h
Informações:(11)4659-0012
Site oficial: bienaldolivrosp.com.br

1 comentário a "Livreiros se unem e erguem “A Grande Livraria”"

  1. Aí, que vontade de ir na Bienal!! Tinha que ser um evento de um mês, pelo menos…

Os comentários estão fechados.