Além de Moema: Jogos Indígenas Xukuru do Ororubá

indigenas com e sem deficiencia posam para foto
Jogos Inclusivos Indígenas (divulgação)

Unidade brasileira do projeto global Olimpíadas Especiais organiza a competição, em parceria com o Conselho de Professores Indígenas local.

A competição realizada hoje, quarta, 14, reune atletas com e sem deficiência da Comunidade Indígena Xukuru do Ororubá, em Pesqueira – Pernambuco. O evento é organizado pelo Conselho de Professores Indígenas Xukuru do Ororubá (COPIXO), a Comissão Organizadora dos Jogos Indígenas Escolares do povo Xukuru do Ororubá e as Olimpíadas Especiais Brasil.

A competição reune as três maiores escolas indígenas da comunidade, além de uma escola municipal não indígena convidada (veja quadro). Vão competir equipes com 50 atletas com deficiência e outros 50 integrantes sem deficiencia. Essa metodologia é chamada de Esporte Unificado e tem objetivo de mostrar o valor da inclusão no esporte.

As modalidades dos Jogos Indígenas Xukuru do Ororubá são tiro com arco, arremesso de lança, zarabatana, cabo de guerra, revezamento de maracá, corrida de 50 metros rasos e arremesso de pelota.
Esta competição é a abertura dos Jogos Escolares da Comunidade, que acontece nos dias 15 e 16 de setembro, na Aldeia Vila de Cimbres.

Jogos Unificados Indígenas Xukuru do Ororubá
Participantes
Escola Estadual Indígena Intermediária Monsenhor Olímpio Torres - Indígena Milson e Nilson, da Aldeia Vila de Cimbres; 
Escola Estadual Indígena Santa Rita - Indígena Memby, da Aldeia Pé de Serra dos Nogueiras 
Escola Estadual Indígena Ororubá, da Aldeia Cana Brava 
Escola Municipal Professor José Marcelino Xavier, de Pesqueira.PE

A organização internacional Olimpíadas Especiais (Special Olympics) foi fundada em 1968 por Eunice Kennedy Shriver, irmã do presidente John F. Kennedy, nos EUA. Seu objetivo é apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, relacionamento interpessoal e autorealização por meio do esporte. No Brasil, ela é representada há 35 anos.

Aproximação das Olimpíadas Especiais Brasil

Os Xukurus do Ororubá são a maior comunidade indígena de Pernambuco, segundo dados a serem atualizados pelo recenseamento deste ano. A aproximação das Olimpíadas Especiais Brasil à comunidade ocorreu por meio de seu Programa Escolas Unificadas, que é aplicado em Pesqueira. É uma ação voltada a tornar o ambiente escolar um local acolhedor e inclusivo para alunos com e sem deficiência.

Saiba mais sobre a organização Olimpíadas Especiais Brasil e conheça seus diversos projetos, através do site specialolympics.org.br ou pelo Instagram @olimpiadasespeciaisbrasil