Arte em Pernambuco, em Moema

painel em ceramica de Francisco Brennand, na exposição Arte em Pernambuco na galeira Arte132.
Painel de Francisco Brennand (1980) que é parte da mostra Arte em Pernambuco (divulgação)

Exposição na Arte132 Galeria apresenta um panorama da produção pernambucana dos séculos XIX e XX através de obras do acervo do colecionador Enilton Tabosa do Egito

Será aberta neste sábado (08), a mostra Arte em Pernambuco – Coleção Enilton Tabosa do Egito, na Arte132 Galeria, em Moema pássaros. Estarão expostas mais de 100 obras, entre pinturas, xilogravuras, três esculturas em cerâmica e uma escultura em bronze, nos dois pisos da galeria. São 71 artistas que dão um panorama da produção naquele período e refletem o momento.

Uma das realidades percebidas pela seleção de artistas é a presença de somente 7 mulheres, sendo apenas uma, Fédora do Rego Monteiro Fernandes, representante do século XIX. A pintora e desenhista, fundadora da Escola de Belas Artes de Pernambuco, era irmã de outro artista bastante renomado e representado na mostra com 6 obras, Vicente do Rego Monteiro.

Arte em Pernambuco tem texto crítico de Benjamim Gomes, que também idealizou a publicação impressa com todas as obras da coleção do Dr. Enilton Tabosa do Egito (em torno de 270 itens). O volume estará disponível na Galeria para aqueles que visitarem a exposição. A mostra tem projeto expográfico realizado por Antonio Carlos Suster Abdalla

O acervo particular do cardiologista Dr. Enilton Tabosa do Egito reflete o respeito e orgulho de sua origem pernambucana. Ele coleciona obras realizadas a partir da metade do século XIX até o fim do século XX. Destaque para duas peças de um dos ícones da cultura e da arte em Pernambuco, o ceramista Francisco Brennand (1927-2019).  

O espaço criado compõe a cena histórica da arte pernambucana, buscando resgatar as origens em função de ampliar a difusão do conhecimento cultural e artístico no contexto da época em que as obras foram criadas. É também importante ressaltar que a mostra permitirá expor o paralelismo temporal entre o Modernismo Pernambucano e outros Modernismos.

Arte em Pernambuco – Coleção Enilton Tabosa do Egito
Arte132 Galeria
Av. Juriti, 132, Moema pássaros
Abertura - sábado (08), das 11h às 17h.

Texto crítico: Benjamim Gomes
Período expositivo: 08 de outubro a 12 de novembro de 2022
Horários de visitação: segunda a sexta, das 14h às 19h. Sábados, das 11h às 17h 

Saiba mais sobre a programação da Galeria (neste link) e relembre uma das mas recentes mostras realizadas (neste link)