Bernardo é o mais novo membro da turminha e fará sua estreia no livro ‘Nosso Amigo com Nanismo’, que tem lançamento nesta terça, em São Paulo
Já faz alguns anos que Maurício de Sousa e sua equipe vem ampliando a turminha do bairro do Limoeiro, com novos personagens que trazem inclusão de uma forma natural às histórias. O mais novo amiguinho está chegando agora, é Bernardo, mais um personagem inspirado em uma história real. O Bernardo de Caxias do Sul (RS) é um menino que tem acondroplasia, a forma mais comum de nanismo. Essa doença genética afeta o crescimento normal dos ossos, resultando em um indivíduo cuja altura é muito menor que a média de toda a população.
Será lançado nesta terça (25), o livro ‘Nosso amigo com nanismo’, que conta como foi primeiro dia de aula de Bernardo na Escola Limoeiro. O primeiro impacto não é difícil de se imaginar: logo de cara, os amigos imaginam que ele chegou à sala errada, já que pela estatura, especialmente de costas, parece ser mais novo que os demais. Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, e todos os seus coleguinhas passam a conhecer essa condição e a entender algumas das dificuldades das pessoas com nanismo. A amizade das crianças permite tocar em pontos sensíveis de forma natural.
A mãe de Bernardo, Flávia Berti Hoffmann, acredita um personagem com nanismo no universo da Turma da Mônica terá impacto no mundo real. “Temos que nos esforçar para mostrar para a sociedade que as pessoas com nanismo têm o direito de viver uma vida normal, sem preconceito. Sabemos que é importante conversar sobre esses assuntos com as crianças, para que elas cresçam entendendo e respeitando as diferenças. Com certeza, esse personagem [Bernardo] vai ter um papel extremamente importante para a causa do nanismo. Ver este livro pronto é a realização de um sonho”.
Minha história vai além
O livro ‘Nosso amigo com nanismo’ será lançado pela editora Culturama, licenciada da Turma da Mônica, às 19h, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na av. Paulista. Ele tem como apoio da biofarmacêutica BioMarin, que desenvolve e comercializa de terapias inovadoras para doenças genéticas raras. A empresa está promovendo a campanha Minha história vai além, com objetivo de informar e conscientizar a sociedade sobre o nanismo e a acondroplasia. Ela irá distribuir exemplares do livro para escolas, instituições e associações.
Outra ação é a exposição com o mesmo nome, em algumas estações de metrô. Os painéis informativos estarão na estação Alto da Boa Vista da Linha 5 – Lilás até dia 31 de outubro. Os passageiros da linha 4 amarela e da linha 9 esmeralda também poderão visitar a exposição, nas estações Higienópolis-Mackenzie e Vila Mendes Natal, no mesmo período.
Nosso amigo com nanismo Lançamento terça (25) às 19h Data foi escolhida por ser o Dia Nacional do Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo Livraria Cultura – Conjunto Nacional Avenida Paulista, 2073
Sobre o Nanismo O nanismo é uma doença genética que afeta o crescimento normal dos ossos, resultando em um indivíduo cuja altura é muito menor que a média de toda a população, com braços e pernas menores, desproporcionais ao tamanho da cabeça e tronco. São conhecidos cerca de 200 tipos de nanismo, cada um com suas particularidades. Não existe um número oficial de pessoas com esta condição no Brasil. A falta de acessibilidade nos meios de transportes, prédios, banheiros públicos, etc. é uma das maiores dificuldades enfrentadas por esse grupo de pessoas. Além disso, a discriminação social torna-se um obstáculo para questões como o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho.