Além de Moema: Encontro de Pets Especiais

foto de Maya, uma husky que usa cadeira de rodas cor de rosa.
Maya, uma das Embaixadoras do ENPE. (foto divulgação)

ENPE Brasil será realizado no dia 12 de novembro, na Vila Guilherme, e vai chamar a atenção para a causa dos cães e gatos com deficiência, além de incentivar sua adoção

O Encontro Nacional de Pets Especiais acontece anualmente desde 2019 e é organizado por tutores de animais com deficiência que percebem a falta de conhecimento das pessoas sobre essa condição. O evento tem entre seus objetivos trazer visibilidade aos animais com deficiência e extinguir o abandono e acabar com as eutanásias desnecessárias. Segundo os organizadores do evento, a Organização Mundial de Saúde (OMS) contabiliza cerca de 30 milhões de animais domésticos abandonados no Brasil (aproximadamente 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos).

Ainda que abandonar animais domésticos seja um crime previsto em lei, existe uma estimativa de que a taxa de abandono nas grandes cidades brasileiras esteja em torno de 10%. Os motivos são os mais variados e, sob o ponto de vista de nosso site, todos injustificáveis. As consequencias diretas do abandono são uma condição precária de vida para os pets nas ruas, com exposição direta a risco de vida, e a superlotação de abrigos e instituições de resgate. Entre os cães e gatos abandonados, muitos são pets com necessidades especiais, ou passam a esse grupo por acidentes pós-abandono.

Em favor dos Pets Especiais

Mariana Oliveira é tutora de Olívia, uma golden deficiente, e uma das criadoras do evento. “O ENPE surgiu em 2019, em um grupo de tutoras de pets deficientes. Sentíamos a necessidade de divulgar informações sobre esses animais, que podem ter qualidade de vida e viver muito bem! Infelizmente, a maioria das pessoas ainda opta pela eutanásia quando o pet entra nessa condição e, muitas vezes, ela não é necessária. Buscamos fazer um evento que mostre a toda a sociedade que os pets com deficiência podem ser excelentes companheiros, trazendo alegria e amor aos lares que os adotarem”, afirma.

Os ingressos para participar do ENPE Brasil 2022 já estão disponíveis pela sympla (link abaixo). O evento é aberto ao público e terá programação especial para os Pets. Eles poderão participar de atividades como desfile de fantasias, Corrida Maluca e Caça ao Tesouro, além de se refrescar na piscina. O Cachorródromo tem a maior piscina indoor do Brasil projetada especialmente para o lazer canino. Para os humanos, haverá um circuito de lojinhas com produtos para os pets e distribuição de brindes da Fórmula Natural.

10h: Abertura do evento
12h: Corrida Maluca
14h: Desfile de Fantasias – tema Amazônia
15h30: Caça ao Tesouro

O evento tem apoio dos projetos Rodinhas Para Todos, que já doou 140 cadeirinhas de rodas para cães e gatos, e Cão de Rodinhas, que promove a conscientização sobre a causa, além de apoiar tutores e auxiliar os afilhados com as doações de fraldas que são arrecadadas durante o ano todo. “Queremos receber todos com carinho para poder levar nosso trabalho cada vez mais longe, inclusive ensinando àqueles que não têm pets com deficiência, já que qualquer um de nós pode passar por isso um dia”, afirma Mariana Oliveira.

Vão participar do Encontro Nacional de Pets Especiais os seis cães que são “embaixadores do projeto”. Argos, que se tornou paraplégico após um atropelamento. Desde 2018, é o mascote do projeto Cão de Rodinhas e atua como cão terapeuta. Dafne, que também foi atropelada, foi resgatada pelo Instituto Luisa Mell e depois adotada. O José Bananinha é mais uma que sofreu um acidente. A sequela foi um problema nos joelhos traseiros. Após ser resgatado, aprendeu a plantar bananeira, andando apoiado nas patinhas da frente.

Completam o time de embaixadores, a Maju, que nasceu com deficiencia e foi descartada pelo canil. Ela tem problema de mobilidade e incontinência urinária. Foi adotada e tem uma vida extremamente feliz. A Maya também veio de um canil. Ela era matriz e viveu sempre enjaulada, tendo cada vez mais filhotes. Foi resgatada em 2016, passou por tratamento para diversas condições que adquiriu e hoje já pode correr livre. E por fim, a Olívia, que caiu de uma laje com apenas 3 meses de vida e passaria por eutanásia. Graças ao veterinário, ela foi encaminhou para o instituto Luísa Mell e adotada.

Encontro Nacional de Pets Especiais (ENPE Brasil)
Sábado, 12 de novembro.
A partir das 10h
Cachorródromo
Rua Francisco Duarte, 33 – Vila Guilherme
Ingressos: R$ 30,00 por cão com até 2 humanos
           R$ 10,00 por humano sem cão ou acompanhante extra
Compre pela SYMPLA

Quem não puder participar do evento, também pode ajudar. Saiba como, enviando uma mensagem pelo Instagram @enpebrasil para o ENPE. As doações se transformam em fraldas, tapetes higiênicos, lenços umedecidos, ração e outros produtos para pets, que serão destinados aos afilhados do ENPE Brasil.

Sobre o ENPE: realizado anualmente desde 2019, tem como objetivo trazer visibilidade aos animais com deficiência, ajudar tutores a trocarem experiências, produzir mais conscientização para a adoção especial, diminuir o preconceito e extinguir o abandono e as eutanásias desnecessárias. Para mais informações, acesse https://www.instagram.com/enpebrasil/.

2 comentários a "Além de Moema: Encontro de Pets Especiais"

  1. Juliana Bertolini | 8 de Novembro, 2022 às 13:55 |

    Um evento imperdivel!!
    Num primeiro momento, impactante… a sensação de “coitadinho” vem a tona. Mas uns minutos por lá, percebemos que esse pré conceito não tem fundamento e que animais com qualquer limitação ou deficiência pode ter uma vida absolutamente normal e nos trazem uma grande lição de vida, superação e alegria… esses sentimentos devem estar acima de qq problema!

    Juliana Bertolini
    Mamae do José Bananinha e Titia da Maya, Olivia, Dafne, Majuzinha e Argos

    • A deficiência não pode definir nem uma pessoa, nem um animal! Desejamos muito sucesso para o evento! Que amplie a conscientização de todos!

Os comentários estão fechados.