O vídeo noturno feito em uma reserva privada da Suzano mostra o momento da passagem tranquila do animal com uma presa na boca
A jaguatirica (Leopardus pardalis) é uma das espécies que vive protegida no Parque das Neblinas, uma reserva de Mata Atlântica privada, junto ao Parque Estadual da Serra do Mar. A reserva ambiental tem cerca de 7mil hectares, pertence à Suzano e é gerida por um de seus braços, o Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos fundada em 1999.
A jaguatirica que foi filmada à noite passando com uma presa na boca já havia sido vista diversas vezes na reserva, inclusive acompanhado de filhotes. Com hábitos noturnos, espécie tem habitos noturnos, porém podem ser vistas também durante o dia. Este flagrante da passagem já com a caça é um registro inédito para a equipe do Parque.
“As câmeras trap são um importante recurso para o registro e monitoramento da biodiversidade no Parque, além de contribuirem com ações de fiscalização. Estes registros reforçam o impacto positivo do trabalho realizado pelo Instituto, em prol da conservação da Mata Atlântica no Parque das Neblinas”, afirma David Almeida, supervisor de operações no Parque das Neblinas.
A equipe do Instituto Ecofuturo já registrou mais de 1.330 espécies na reserva, sendo 41 delas com algum grau de ameaça. A jaguatirica não se enquadra neste grupo, ela é classificada pelo ICMBio como uma espécie Menos Preocupante (LC). A população estimada deste felino é superior a 40 mil indivíduos, no entanto, como outras espécies, existe risco de declínio devido a questões ambientais, como a fragmentação de habitats naturais.
As câmeras, instaladas e manuseadas pela própria equipe de guarda-parques do Ecofuturo, já captaram diversos animais, como anta, veado, irara, cateto, entre outros.
Sobre o Parque das Neblinas: Reconhecido pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária.
Veja aqui o vídeo feito pela câmera, com a passagem do animal – youtube/Instituto Ecofuturo
Para saber mais sobre o Instituto Ecofuturo, acesse o site ecofuturo.org.br, e as redes sociais @ecofuturo.