Ecoturismo: definida concessão do Ibitipoca e do Itacolomi

por do sol no Ibitipoca
Por do sol no Ibitipoca (arquivo pessoal)

Os dois Parques Estaduais localizados em Minas Gerais terão gestão privada pela mesma empresa que administra o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros(GO) e o Polo Caminhos do Mar(SP).

Aconteceu na última quarta (21), a sessão que definiu a nova concessionária responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Ibitipoca e Itacolomi (MG) pelos próximos 30 anos. A previsão é que o contrato com a empresa vencedora Parques Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura – a única que se apresentou para o leilão – seja assinado em fevereiro de 2023. O lote, com os dois parques, foi arrematado por R$ 3,5milhões.

Segundo governo de Minas, após a assinatura irá acontecer um período de transição de três meses em que a vencedora trabalhará em conjunto com o IEF (Instituto Estadual de Florestas). O IEF seguirá responsável pela gestão das unidades do Ibitipoca e do Itacolomi para ações de conservação ambiental, fomento a pesquisas, educação ambiental, prevenção e combate aos incêndios. Além disso será também responsável por monitorar e pela fiscalizar as ações do parceiro privado.  

O projeto da concessão contou com apoio do Instituto Semeia. A nova concessionária será responsável pela requalificação, modernização e operação dos dois parques. Para isto, estão previstos investimentos de mais de R$13milhões para os primeiros seis anos de operação. Serão aplicados recursos, ainda, na implantação, manutenção e reforma de equipamentos como o centro de visitantes, quiosques, mirantes, sinalização e restaurantes.

A Parques Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura já é responsável por operações no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) e no Polo Caminhos do Mar, no Parque Estadual da Serra do Mar (SP). A projeto de concessão prevê ainda a exploração de atividades de turismo de natureza no Ibitipoca e no Itacolomi e melhorias no acesso aos atrativos naturais com mínimo impacto. 

Segundo o Instituto Semeia, parceiro na elaboração do projeto de concessão, uma característica importante deste é a destinação de 2% de todas as receitas obtidas nos parques para custear ações como educação ambiental, integração com o entorno e pesquisas.

“A concessão nos Parques do Ibitipoca e Itacolomi é uma grande conquista para o Estado de Minas Gerais e consolida um total de cinco Unidades de Conservação estaduais contando com esse regime de parceria”, ressalta Cecilia Vilhena, Coordenadora do Programa de Concessões de Parques do IEF/MG. “Acreditamos que o modelo vai trazer benefícios não apenas para os visitantes, como também para a conservação ambiental dessas áreas e comunidades do entorno.”   

Instituto Semeia – criado em 2011, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Com sede em São Paulo (SP), trabalha para transformar áreas protegidas em motivo de orgulho para brasileiras e brasileiros. Atua nacionalmente no desenvolvimento de modelos de gestão e projetos que unam governos, sociedade civil e iniciativa privada na conservação ambiental, histórica e arquitetônica de parques públicos. Saiba mais em semeia.org.br

Conheça mais sobre o Parque Estadual do Ibitipoca em parqueibitipoca.eco.br (ou siga o instagram @peibitipoca) e sobre o Parque Estadual do Itacolomi, que é parte da histórica Estrada Real, em ief.mg.gov.br/itacolomi (ou ainda, siga o perfil @peitacolomi no Instagram).