Notas de Repúdio

vista do congresso nacional em um por de sol, antes da destruição
divulgação Fenae
Publicada em 09.01, às 13h, atualizada em 09.01.23, às 14h45.

A redação de Moema e Região se une a diversas associações e entidades de classe que divulgam neste dia seu repúdio ao vandalismo testemunhado por todos no último domingo, 08, em Brasília.

Recebemos em nossa redação uma série de comunicados e notas de repúdio quanto aos atos de vandalismo ocorridos ao longo do domingo, dia 08, em Brasília. Nada justifica a destruição do patrimônio, a agressão a jornalistas (ou a qualquer outra pessoa). Mais que cobrar o pagamento pelos danos físicos ocorridos, nosso desejo é que cada um, participante das cenas lamentáveis, tenha enfim consciência do descabido.

Reproduzimos abaixo, na íntegra, as notas de repúdio enviadas pela Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, ADVB -Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, Asbai -Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, SBMFC-Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, SBP – Sociedade Brasileira de Patologia, Fenae – Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal e, ainda, Agenda 227.

Notas de Repúdio aos Atos ocorridos em 08 de janeiro de 2023, em Brasília.DF.

Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial

Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial condena veementemente as agressões às instituições e os crimes cometidos na tarde deste domingo, 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

A prosperidade dos negócios e o diálogo entre instituições e sociedade só são possíveis em um país em que vigoram a democracia plena, o respeito às urnas e às instituições do Estado.

Não se pode confundir a liberdade de expressão e de manifestação com a incitação e a realização de crimes previstos em lei. É imprescindível que as instituições cumpram seu papel e que os responsáveis envolvidos nos ataques sejam punidos de acordo com a lei.

Esperamos que a Democracia e o Estado de Direito saiam ainda mais fortalecidos após esses lamentáveis fatos e que o país possa voltar o foco para o desenvolvimento econômico e social.

ADVB repudia atitudes antidemocráticas

Pautadas na violência contra o Estado de Direito, a exemplo do que ocorreu em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023, atitudes antidemocráticas merecem mais do que o nosso repúdio e a punição exemplar dos culpados, sob o rigor da lei.
Mais do que nunca, a sociedade civil organizada há de reconduzir a nação brasileira à união de forças rumo à retomada do desenvolvimento sustentável e regenerativo.
A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB-SP vem a público endossar apoio irrestrito às medidas legais em defesa da ordem pública, bem como oferecer modesta contribuição para integrar essa união de forças.

Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, ASBAI, manifesta seu indignado repúdio à destruição de um patrimônio que pertence a todos os brasileiros. Patrimônio material que pode ser reconstruído e restituído, mas, lamentavelmente, também imaterial, histórico e cultural, este irreparável.

Repudia o ataque ao estado democrático de direito que estes atos representam.

Manifesta também seu apoio e desejo de ver responsabilizados o maior número possível de indivíduos que perpetraram tais atrocidades, principalmente aqueles que as financiaram e organizaram.

São Paulo, 09 de janeiro de 2023.

Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC)

SBMFC condena ação criminosa de terroristas. Investigação rigorosa e punição exemplar a todos os envolvidos nos atos antidemocráticos: executores, mentores e financiadores

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), legítima representante dos médicos da assistência primária aos cidadãos, expressa irrestrito apoio à Democracia, ao Estado de Direito e à Presidência da República, em nome do presidente eleito por voto livre, soberano e recém-empossado seguindo todas os trâmites legais e constitucionais, Luiz Inácio Lula da Silva.A SBMFC solidariza-se igualmente com o Supremo Tribunal Federal (STF) e com todo o Judiciário Brasil, assim como com o Congresso Nacional, o poder Legislativo.   É público que aqueles que estimulam o golpe de estado e atentam contra as instituições democráticas e o Estado de Direito são integrantes da mesma facção de extrema direita que fechou os olhos ao Sistema Único de Saúde (SUS) em anos recentes, mantendo-o à mingua orçamentária e sob gestão temerária.Enquanto tratava a Covid-19 como gripezinha e “vendia” poções sem base científica de morte anunciada, a cloroquina, essa facção somou, a sua extensa lista de crimes recentes, o óbito 700 mil brasileiros.A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade apoia nossas instituições democráticas na investigação e apuração rigorosa de responsabilidades em todos os níveis. Médicos e médicas de família e comunidade, assim como a população brasileira, anseiam pela punição rápida e exemplar a absolutamente todos os envolvidos na tentativa golpista: seus executores, os mentores, os propositadamente omissos e os financiadores.  São Paulo, 9 de janeiro de 2023.

SBP- Sociedade Brasileira de Patologia

Democracia é construir, não destruir

São Paulo, 9 de janeiro – Democracia é construir, não destruir. A Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) repudia qualquer ato não democrático, assim como o vandalismo, a violência e a depredação do patrimônio público brasileiro.

Fenae Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal

Fenae defende democracia e repudia atos terroristas contra o Brasil. O Brasil precisa voltar a ser dono de si mesmo e do seu destino e atuar como um país soberano, conforme prevê a Constituição de 1988.

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), que sempre defendeu o banco público com caráter social, além dos direitos dos trabalhadores, vem a público repudiar as cenas de terrorismo registradas em Brasília neste domingo (8), com a invasão das sedes dos três Poderes seguidas de depredações ao Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF. Os atos golpistas agridem frontalmente a democracia, os pilares da República, o Estado de Direito e a Nação brasileira. 

A Fenae exige que os responsáveis pelos atos de violência contra a democracia brasileira sejam identificados e punidos, no rigor da lei. Responsabilidades também devem ser imputadas às autoridades do DF, coniventes com os ataques. Defendemos, incondicionalmente, o Estado democrático de direito e convocamos todas as entidades do movimento associativo, além das organizações do movimento sindical e social, a também defenderem as regras democráticas no país. 

Não aceitamos retrocessos na democracia e tampouco tentativas de golpe. Com a eleição do presidente Lula, o Brasil entrou no clima da esperança e da reconstrução, pilares da defesa da democracia. A Fenae assume o compromisso de esforçar-se para reerguer o edifício de direitos e valores nacionais, com a urgência que o momento requer. O Brasil precisa voltar a ser dono de si mesmo e do seu destino. Precisa, aliás, atuar como um país soberano, conforme prevê a Constituição de 1988.

Para a Fenae, mais do que uma forma de governo, a democracia é a possibilidade do convívio entre diferentes, servindo ainda como parâmetro moral e ético para o bem maior do país e do coletivo. Não vamos nos calar diante da barbárie e do terrorismo. 

Não ao golpismo! O Brasil não cederá ao terrorismo! Em defesa da democracia e do Estado de Direito! Em defesa da vontade do povo brasileiro! Brasília, 9 de janeiro de 2023.  Diretoria Executiva da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Ecoômica Federal (Fenae)

Nota de repúdio – Agenda 227

A Agenda 227, movimento em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, repudia veementemente os ataques golpistas às instituições brasileiras e o vandalismo contra as sedes dos Três Poderes da República ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília (DF). O episódio criminoso vai muito além da grave depredação do patrimônio público. Mais trágico ainda é o ataque realizado à própria democracia.

A violência perpetrada contra as instituições é também uma violência contra o Estado democrático de direito e contra a Constituição Federal, que restituiu a democracia em 1988, pautou a atuação do Estado na promoção da cidadania e redução das desigualdades e estabeleceu o artigo 227, que garante absoluta prioridade aos direitos das crianças e dos adolescentes.

Lamentamos ainda que crianças e adolescente brasileiros tenham sido expostos a cenas e atos de violência, vandalismo e intolerância, o que viola seus direitos à proteção e ao desenvolvimento integral.

Acreditamos e confiamos nas autoridades constituídas, nas instituições e órgãos de controle do Estado e na firme reação da sociedade civil para defender e manter a nossa democracia e para garantir um país próspero, inclusivo e sustentável para todas as pessoas, em especial as crianças e os adolescentes.

Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, ASBAI https://asbai.org.br

SBP- Sociedade Brasileira de Patologia https://www.sbp.org.br/

Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) https://www.sbmfc.org.br/

Agenda 227 https://agenda227.org.br/